30 de outubro - Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo

Saiba quais os sintomas para procurar um especialista.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 30 Outubro de 2014 as 3:48

Comemora-se nesta quinta-feira, 30 de outubro, o Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo. A doença não só atinge a população idosa, mas também 

podem ser identificadas muito antes da fase adulta e do avanço da doença. O Ministério da Saúde alerta para a necessidade de conscientização sobre o reumatismo, doença que afeta aproximadamente 12 milhões de brasileiros.

Doença

As doenças reumáticas atingem pessoas de qualquer idade e têm maior incidência em mulheres. Ao contrário de algumas doenças ditas silenciosas (hipertensão e diabetes), o reumatismo pode ser facilmente diagnosticado: o próprio paciente pode identificar os primeiros sintomas. Se sentir dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço, atenção, pode ser um sinal de doença reumática. Se a enfermidade for descoberta logo nos primeiros sintomas e o paciente tiver tratamento adequado, ele pode levar uma vida normal, diminuindo assim os riscos de incapacidade física.

Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo,prevenção,doença

Tratamento
O tratamento ao reumatismo é garantido no Sistema Único de Saúde (SUS). A assistência aos pacientes com doenças reumáticas inclui desde o fornecimento de medicamentos até a realização de práticas integrativas (como acupuntura), associada à realização de exercícios que devem ter indicação do médico. “Por isso, é fundamental a combinação de cuidados básicos de saúde, feitos nos serviços da Atenção Básica, com a atenção de especialistas do SUS”, completa Carlos Maia.

 

 

com informações de: Minha Vida

 

veja também