5 razões para abandonar de vez alimentos enlatados da alimentação

Saiba como eliminar alimentos enlatados da dispensa e comer saudável.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 10 Setembro de 2014 as 1:34

Alimentos enlatados foram desenvolvidos para facilitar a vida de quem não pode cozinhar em todos os dias da semana. Porém, esse tipo de alimento possuem substâncias que prejudicam a saúde.

De acordo com a nutricionista Silvia Lancellotti lista cinco motivos para deixar a praticidade de lado e evitar o consumo exagerado dos enlatados.

Ricos em sódio
O primeiro item da lista de malefícios dos enlatados é a quantidade de sódio. De acordo com a nutricionista, a maioria dos alimentos enlatados possui muito sal e outros temperos que realçam o sabor. O atum light enlatado em água, por exemplo, possui 382 mg de sódio em 113 g (pouco menos de uma lata). A nutricionista reforça que o excesso de sódio causa aumento da pressão arterial, alterações cardíacas e retenção de líquidos.

alimentos enlatadosNutrientes
Outra desvantagem dos alimentos enlatados em relação aos alimentos frescos é o valor nutricional. Apesar da variação de acordo com a marca, as carnes enlatadas, por exemplo, apresentam nutrientes essenciais em quantidades inferiores à suas versões frescas.

Ricos em aditivos
Ainda de acordo com a nutricionista, os alimentos enlatados devem ser evitados porque possuem conservantes e corantes que são prejudiciais à saúde. Ele explica que, para garantir o prazo de validade, são adicionados muitos aditivos químicos que desequilibram as funções do organismo.

Alumínio
Apesar de práticas, as embalagens em lata também são inimigas da saúde. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, as embalagens em latas liberam uma substância chamada bisfenol, ou BPA, que aumenta os riscos de câncer, de doenças cardíacas e obesidade.

Embalagens contaminadas
A especialista explica ainda que latas e embalagens amassadas, estufadas ou perfuradas devem ser descartadas. Além do risco de estarem contaminadas, por bactérias, há a contaminação por substâncias que se desprenderam da embalagem e se misturam ao alimento.

 

 

 

com informações de: Bolsa de mulher

veja também