7 dicas para eliminar o açúcar da culinária

Substituir o açúcar por outros alimentos podem fazer bem a saúde.

fonte: Guiame, com informações de Mulher

Atualizado: Sexta-feira, 30 Janeiro de 2015 as 10:18

susbtituindo o açúcar
susbtituindo o açúcar

O desafio que de muitas donas de casa é encontrar formas de substituir o açúcar no dia a dia, principalmente no preparo de receitas. A boa notícia é que com alguns truques e trocas inteligentes é possível fazer isso sem prejudicar o sabor e mais: mantendo a saúde em dia.

Confira sete maneiras de diminuir uso de açúcar na cozinha

Troque o achocolatado por cacau em pó
Os achocolatados comuns são carregados de açúcar e outras substâncias que devem ser evitadas porque quem precisa cuidar melhor da saúde. A boa notícia é que é possível substituir o ingrediente por outro ainda mais saboroso: cacau em pó. Assim, você diminui a quantidade de açúcar na receita, além de economizar na quantidade de gordura e sódio que também estão presentes no achocolatado.

Diminua o valor calórico da receita
Procure substituir ingredientes calóricos pelas versões light ou integrais ou in natura. Por exemplo: em vez de utilizar creme de leite, prepare uma mistura com leite desnatado, amido e margarina light. Você pode também trocar ao menos uma parte da farinha branca pela integral ou diminuir a quantidade de ovos no preparo.

Aposte na canela
A especiaria dá um sabor e aroma especial às receitas, disfarça a vontade de comer doces e ainda faz bem ao organismo. Você pode acrescentá-la às sobremesas mais leves para incrementar o prato. Outras especiarias, como açúcar mascavo e cravos-da-índia também são boas opções.

Utilize o fermento certo
Durante o cozimento de uma receita, o açúcar evita ressecamento e ajuda a massa a crescer. Portanto, ao excluir o ingrediente, é importante não se esquecer do fermento – de preferência um bem poderoso -, que ajudará a aerar a massa e impedirá que ela fique seca ou solada.

Cuidado ao usar adoçantes
Os adoçantes artificiais são bons aliados para reduzir o consumo de açúcar, no entanto é essencial não abusar da quantidade. Além de prejudicar o sabor da receita, o sabor adocicado estimulará, no organismo, a vontade de consumir ainda mais doce.

Adicione farelos
Farelos de cereais, como trigo, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue em função da alta concentração de fibras. Além disso, eles ajudam a acelerar a sensação de saciedade e equilibram o funcionamento do intestino.

Adicione frutas cítricas
O sabor ácido das frutas cítricas disfarça o gosto do adoçante e deixa o prato mais saboroso, o que ajuda a fazer com que a refeição seja mais satisfatória.

veja também