8 carboidratos que deveria estar no cardápio diário

Conheça os carboidratos importantes para a saúde.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 22 Outubro de 2014 as 12:56

É comprovado a importância de consumir um quantidade necessária de carboidratos para perda de peso. Mas para o emagrecimento saudável, é crucial manter uma quantidade razoável deste nutriente no cardápio.

É recomendável consumir de duas a três porções destes alimentos por dia e, mais importante ainda, consumir os tipos certos.

Por conta do carboidrato ser rico em em nutrientes (chamado complexo) não só oferece muitos componentes benéficos para o corpo (como vitaminas, minerais, antioxidantes, etc.), como pode fazer toda a diferença para a perda de peso. Ele é encontrado basicamente em frutas, grãos integrais, raízes, leguminosas e legumes.

Confira a seguir, a lista de carboidratos recomendados para incluir no cardapio.

Feijões - Carioca, branco, preto, grão-de-bico... qualquer tipo de feijão oferece uma quantidade generosa de fibras com pouco açúcar. Por exemplo, 30 g de feijão preto contém 7 g de carboidratos, sendo 2 g de fibras. Além disso, eles oferecem um benefício extra: a proteína.

Abóbora – É outra fonte de carboidrato baixa em açúcar e rica em fibra. Uma xícara de abóbora cozida cortada em cubos possui 22 g de carboidratos, sendo 6 g pura fibra alimentar. Fora isso, o alimento contém carotenoides, um antioxidante que combate doenças.

carboidratosAveia – O tipo específico de fibra encontrado neste alimento está ligado à melhor saúde do coração e controle do peso, bem como ao baixo colesterol.

Pipoca – Ela é o novo grão integral. Prepare sem óleo e não exagere no sal para obter um alimento livre de gordura e baixo em sódio. Uma xícara de pipoca tem 6 g de carboidratos (sendo 1 g de fibra) e apenas 31 calorias.

Quinoa – Além de oferecer 5 g de fibras em 1 xícara, a quinoa é uma proteína completa. Isso significa que ela possui 9 dos aminoácidos essenciais, que não podem ser fabricados pelo corpo e, portanto, precisam ser fornecidos pela alimentação.

Batata-doce – Qualquer tipo de batata com casca é uma boa fonte de fibras, mas a batata-doce é carregada de carotenoides, vitamina C, proteína e potássio.

Banana – A “barrinha de energia da natureza” oferece não só carboidratos (que se transformam em energia), mas também fibras (1 banana média possui 3 g do nutriente) e uma boa dose de vitamina B6, crucial para mais de 100 funções realizadas pelo corpo.

Frutas vermelhas – As berries fornecem não só fibras como uma quantidade expressiva de vitaminas e antioxidantes. O mirtilo é uma das opções mais benéficas, já que uma xícara cheia da fruta possui apenas 84 calorias.


com informações de: Bolsa de Mulher

veja também