MENU

Saúde

Absorvente interno pode ajudar a identificar câncer de ovário

Protetor pouco usado pelas mulheres pode identificar doença em estado incial. Saiba mais.

Fonte: guiame.com.brAtualizado: sexta-feira, 10 de outubro de 2014 às 19:05
absorvente interno
absorvente interno

Uma nova pesquisa concluiu que os absorvetes internos podem ajudar a identificar câncer de ovário em estado inicial. No estudo, os cientistas acharam DNA de células cancerígenas que ficaram acopladas em alguns absorventes depois de usados.

"Cerca de 60% dos pacientes que fomos capazes de pegar as células tumorais ainda no trato vaginal, tiveram suas trompas intactas", disse o Dr. Charles Landen, professor associado de oncologia ginecológica da Universidade da Virgínia, em Charlottesville, EUA, e um dos pesquisadores do estudo.

absorvente interno,prevenção,saúde

Em 3 das 5 mulheres que tiveram trompas intactas, os pesquisadores descobriram células no absorvente com exatamente a mesma mutação, chamada de mutação TP53, que tinham encontrado no próprio tumor. Esse foi um sinal de que as células cancerígenas de fato se movem a partir das partes superiores do trato reprodutivo, para dentro da vagina.

Para que se possa detectar as mutações nas células dentro dos absorventes, os pesquisadores usaram um tipo de sequenciamento de DNA, chamado sequenciamento profundo, que é capaz de detectar pequenas frações de DNA mutado em uma amostra.

Pesquisas realizadas anteriormente que tentaram desenvolver testes de triagem para câncer de ovário não funcionaram porque eles não são sensíveis o suficiente para detectar o câncer em grandes grupos de mulheres. "É por isso que muitos dos testes de triagem falharam - apesar de serem muito bons, eles não são muito bons o suficiente", disse Landen. O próximo passo da pesquisa será repetir o experimento em um grupo maior de mulheres com tumores ovarianos, incluindo alguns com câncer de ovário em estágio inicial.

Estima-se que 22 mil casos de câncer de ovário foram diagnosticados nos Estados Unidos durante 2014, e cerca de 14 mil mulheres morrerão da doença este ano, de acordo com o National Institutes of Health. Isso acontece por que o câncer de ovário, assim como o de mama, é silencioso e normalmente não é detectado até que atinja estágios avançados.

 


com informações de: Vila Mulher

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições