Alimentos de origem vegetal e ricos em proteínas

Confira a lista de alimentos para incluir no cardápio e recomendado para o funcionamento estrutural do organismo

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 28 Agosto de 2014 as 11:20

Os alimentos que estão presentes no dia a dia das pessoas são aqueles de origem animal, tais como carne, leite e ovos, que são essenciais para o funcionamento estrutural do organismo. Mas saiba que não são os únicos. As proteínas também podem ser encontradas em muitos vegetais.

A nutricionista Ana Ceregatti, especialista em alimentação vegetariana, lista 11 alimentos de origem vegatal rica em proteínas que não podem faltar no cardápio. 

Pistache

Pistache, usado geralmente em pratos doces e saladas. A cada 100 gramas do alimento, 20,9 correspondem a proteínas. A especialista alerta que o alimento não pode ser usado como principal fonte do nutriente, pois é muito rico em gordura

Amêndoas
São capazes de prevenir doenças cardiovasculares e contribuir para a saúde dos ossos. Em 100 gramas do alimento, 21 correspondem a proteínas. Assim como o pistache, é preciso consumí-las com moderação por serem ricas em gordura.

Castanha de caju
Em 100 gramas do alimento, 15,3 correspondem a proteínas. Além de ser importante fonte do nutriente, a castanha de caju também possui substâncias que regulam as taxas de colesterol e é boa para o fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios. É preciso consumí-la com moderação por ser rica em gordura

Quinua
É bastante consumida pelos povos andinos. Em 100 gramas do alimento, 14 correspondem a proteínas

Aveia crua em flocos
Em 100 gramas do alimento, 13,9 correspondem a proteínas. Além de ser importante fonte do nutriente, a aveia crua em flocos melhora a digestão, ajuda a reduzir o colesterol ruim, entre outros benefícios. Ela pode ser consumida em vitaminas, panquecas, saladas

Lentilha
Em 100 gramas do alimento, nove correspondem a proteínas. Ana Ceregatti recomenda que ela seja servida cozida. O alimento é da família das leguminosas, conhecidas por serem importante fonte de proteínas. Para ter uma ideia, uma concha de qualquer leguminosa corresponde, em proteínas, a 100 gramas de carne

Grão-de-bico
Em 100 gramas do alimento, 8,8 correspondem a proteínas. O alimento é da família das leguminosas, conhecidas por serem importante fonte de proteínas. Para ter uma ideia, uma concha de qualquer leguminosa corresponde, em proteínas, a 100 gramas de carne

alimentos,alimentação,vegetalTofu
Em 100 gramas do alimento, 8,2 correspondem a proteínas. O tofu é produzido a partir da soja, que como as demais leguminosas é importante fonte do nutriente. Ana Ceregatti recomenda, no entanto, o consumo da soja processada, ou seja, em forma de tofu, já que a leguminosa é rica também em fitato, substância que atrapalha a absorção de nutrientes pelo organismo

Feijão fradinho
Em 100 gramas do alimento, 8,2 correspondem a proteínas. O alimento é da família das leguminosas, conhecidas por serem importante fontes de proteínas. Para ter uma ideia, uma concha de qualquer leguminosa corresponde, em proteínas, a 100 gramas de carne

Feijão carioca
Em 100 gramas do alimento, 4,8 correspondem a proteínas. O alimento é da família das leguminosas, conhecidas por serem importante fontes de proteínas. Para ter uma ideia, uma concha de qualquer leguminosa corresponde, em proteínas, a 100 gramas de carne

Feijão preto
Em 100 gramas do alimento, 4,5 correspondem a proteínas. O alimento é da família das leguminosas, conhecidas por serem importante fontes de proteínas. Para ter uma ideia, uma concha de qualquer leguminosa corresponde, em proteínas, a 100 gramas de carne


com informações de: BOL

 

 

 

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