Alimentos e receitas de sucos que aliviam os enjoos na gravidez

Alimentos que ajudam a diminuir enjoos no primeiro trimestre de gestação

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 15 Setembro de 2014 as 11:04

O período de gestação é um momento esperado e marcado pela ansiedade das futuras mamães. O que elas mais reclamam são os enjoos. O sintoma é causado pelo aumento de hormônios no primeiro trimestre e podem ser frequentes e tirar o bem estar.

Algumas recomendações ajudam a driblar o sintoma como consumir alguns alimentos.

Confira as dicas de sucos e alimentos para aliviar os enjoos.

SUCO DE ABACAXI COM GENGIBRE

INGREDIENTES:
1 abacaxi descascado e cortado em cubos;
1 maço de hortelã;
1 pedaço pequeno de gengibre;
1l de água gelada.

MODO DE PREPARO: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até triturar bem. Beba em pequenas porções durante o dia. Evite consumir no período que antecede o horário de dormir para não causar refluxo.

BENEFÍCIOS: o abacaxi é rico em ácido fólico, nutriente fundamental para as gestantes. Essa fruta estimula a formação de ácidos digestivos que contribuem para o esvaziamento gástrico e reduz os enjoos durante o período gestacional. O gengibre e a hortelã também têm propriedades que ajudam a diminuir as náuseas.

kiwi

SUCO DE KIWI COM ÁGUA DE COCO

INGREDIENTES:
2 kiwis;
Água de um coco verde (gelada).

MODO DE PREPARO: descasque e corte os kiwis em pedaços. Coloque os mesmos no liquidificador e adicione as água de coco. Bata tudo por alguns minutinhos. Se desejar pode coar. Evite usar adoçantes e açúcares, pois a água de coco já é doce.

BENEFÍCIOS: a água de coco atua equilibrando os líquidos no organismo, o que ajuda a diminuir azia e enjoos, sintomas típicos do período gestacional.

LIMONADA SUÍÇA COM GENGIBRE

NGREDIENTES:
2 limões Taiti ou siciliano com casca;
500ml de água gelada;
1 colher de sobremesa de gengibre ralado.

MODO DE PREPARO: lave bem o limão. Ainda com cascas, corte os mesmos em quatro partes e coloque-os no liquidificador. Adicione a água gelada e o gengibre e bata até que os ingredientes estejam triturados. Se quiser mais geladinho, você pode bater com gelo.

BENEFÍCIOS: o gengibre é rico em vários componentes ativos, entre eles o 6-GINGEROL, ele ajuda a aliviar os músculos gastrointestinais e, com isso, diminui as náuseas.

SOPA DE CENOURA COM GENGIBRE E SUCO DE LARANJA

INGREDIENTES:
4 cenouras grandes;
1 talo de alho poró;
2 colheres (sopa) de manteiga;
Sal a gosto;
1 colher (sobremesa) de gengibre ralado;
1 xícara (chá) de suco de laranja.

MODO DE PREPARO: corte o alho poró em rodelas e coloque em uma panela. Adicione a manteiga, e refogue até ficar douradinho. Adicione as cenouras em cubos e o gengibre. Coloque água até cobrir os ingredientes para cozinhar. Assim que os ingredientes estiverem bem macios, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Coloque o conteúdo no liquidificador e bata. Coloque novamente na panela e tempere com sal a gosto. No momento de servir, adicione uma colher de suco de laranja para ressaltar o sabor do prato.

BENEFÍCIOS: como dito anteriormente, o gengibre é fonte de diversos componentes ativos que ajudam a aliviar os músculos gastrointestinais e, com isso, contribui para uma diminuição das náuseas. Além disso, associado à laranja, aumenta a formação de ÁCIDOS DIGESTIVOS o que diminuem o desconforto.

BISCOITOS E CEREAIS INTEGRAIS

Para lanches durante a manhã e a tarde, os biscoitos e cereais integrais são uma ótima opção, e vão ajudar a manter o enjoo longe. “O JEJUM PROLONGADO, principalmente ao acordar, pode piorar a sensação de náuseas, por isso comer um ou dois biscoitos salgados antes de levantar da cama pode minimizar”, explica a nutricionista CAROLINA FAVARON, do Gluten Free. Já os cereais integrais, de acordo com a especialista, são fontes de VITAMINA B6, um nutriente importante que ajuda a prevenir as náuseas. “Sua deficiência está relacionada aos enjoos da gestação”, completa.


com informações de: DaquiDali

veja também