Alimentos que deixam os dentes manchados e recomendações de cuidados

Dez alimentos que mancham os dentes

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 28 Novembro de 2014 as 11:42

Para que os dentes fiquem bonitos e saudáveis, o segredo é prevenção. É recomendável ir ao dentista de seis em seis meses para remover o tártaro é o passo principal. A placa bacteriana que fica aderida no dente é muito ácida e pode esbranquiçar o dente irreversivelmente.

Outro tipo de prevenção é lembrar-se de fazer bochechos com água logo após ingerir alimentos mais pigmentados, como beterraba, vinho, açaí, chá, café, molho de soja e refrigerantes. Melhor ainda é escovar os dentes devidamente para evitar o acúmulo de biofilme oral (placa bacteriana).

“Quando isso acontece, o esmalte, barreira de proteção do dente, é danificado e se torna mais poroso, assim, a pigmentação pode aderir ainda mais e manchar os dentes”, explica o cirurgião-dentista da Clínica Dental Saúde, Alexandre Bussab, membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral.

Existe uma diferença entre dentes manchados e amarelados. Os alimentos não amarelam os dentes, apenas transferem sua pigmentação. Os responsáveis por deixar o dente amarelado são o tabaco e o envelhecimento da dentina.

dentes manchados

Conheça dez alimentos que mancham os dentes e evite-os

Café
Chá
Açaí
Beterraba
Vinho tinto
Molho de soja (shoyu)
Catchup
Blueberry (mirtilo)
Suco de uva
Refrigerante


Com informações de: Terra

veja também