Anoréxicos sentem orgulho do corpo

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 7 Agosto de 2014 as 10:56

A necessídade de ter o corpo perfeito, é visto como uma doença. Muitos apresentam anorexia, uma doença que é considerada por quem sofre, éotivo de orgulho, segundo novo estudo do caso. As informações foram retiradas do site do jornal "Daily Mail".

anorexia,doença,estudoPesquisas anteriores sobre o assunto, focaram em emoções negativas, como raiva e tristeza, para o estopim da anorexia nervosa, mas pesquisadores mostram que as emoções positivas também desempenham um papel importante no desenvolvimento de transtornos alimentares. Segundo os dados de 2012 do Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica, a doença afeta cerca de 160 mil pessoas no Reino Unido.

O estudo realizado pelo psicólogo Edward Selby, professor assistente na Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, mediu por duas semanas os estados emocionais de 118 mulheres, com idades entre 18 e 58 anos, que estavam em tratamento contra a anorexia. "Levando em conta que apenas cerca de um terço de mulheres se recupera após o tratamento, o que precisamos fazer é obter uma melhor compreensão de por que essas emoções positivas tornam-se tão fortemente associadas à perda de peso”, explica ele.

Os resultados apresentados foram que pacientes tiveram mais dificuldade em reconhecer quando as emoções positivas estavam ficando distorcidas em comparação com as negativas, o que as levava a comportamentos prejudiciais à saúde, como vômito, uso de laxantes, exercícios excessivos e verificações de peso constante.

Para o psicólogo, o grande motivo para que as pacientes se sintam bem ao emagrecer é o incentivo dos sites pró-anoréxicas, onde não é incomum que pessoas que sofrem da doença sejam elogiadas por seu controle e coragem ao perder de peso.


Com informações de: Terra

veja também