Aparelhos odontológicos com estampas

Para servir de motivação, especialistas apostam nos aparelhos com estampas que vão desde de pinturas à times de futebol.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 29 Setembro de 2014 as 9:06

A mais recente novidade para tratamento da saúde bucal são os aparelhos odontológicos com estampas. Aqueles que precisam do tratamento para alinhar os dentes, muitas vezes não fazem por falta de motivação e coragem. Pensando nesse sentido, o técnico em prótese dentária, Anderson Castro Magalhães, resolveu criar um produto diferenciado para atrair principalmente crianças e jovens. Com a ajuda da mãe que é artesã, e o irmão tatuador, o técnico inseriu pinturas entre as duas camadas de resina usadas nos aparelhos, dando cor, tema e graça a eles.

A ideia surgiu esse ano, mas Anderson observa o lado artístico muito antes. “Nos laboratórios por onde passei, sempre tinha um tempinho para soltar a imaginação. Comecei brincando com as resinas que sobravam. Com o tempo, decidi passar essa brincadeira para os aparelhos. O amor pela arte e pelo meu trabalho ajudou muito”, diz o técnico.

Por ser divertido, o foco continua sendo o tratamento e não estética, tornando necessário a importância de manter a saúde bucal da pessoa. “É preciso ter cuidado para que esse tipo de proposta não faça o aparelho virar um modismo e adolescentes acabem o usando sem supervisão de um especialista em ortodontia. As consequências da utilização desse tipo de aparelho sem necessidade vão, desde perdas ósseas e problemas na gengiva, até perda dos próprios dentes”, diz Luis Aidar, professor de Ortodontia da Universidade Santa Cecília.

O professor não vê contra-indicações na utilização correta e supervisionada desse tipo de aparelho desenhado e desenvolvido por Anderson. “Ele até pode servir de motivação para os adolescentes se interessarem mais por esse tipo de tratamento”, diz.


com informações de: Terra

veja também