Banco de sangue do INCA precisa de doadores para os feriados

Banco de sangue do INCA precisa de doadores para os feriados

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 16 Abril de 2014 as 12:35

Centro de Serviço de Hemoterapia do INCA (Instituto Nacional do Cãncer) busca voluntários que possam doar sangue e plaquetas ara abastecer o estoque que atende aos pacientes de suas cinco unidades hospitalares. Com a aproximação dos feriados prolongados, o número de doadores diminuem em até 50% nos estoques, por conta do baixo compareciemento por parte de doadores. No Rio, háverá tês feriados, sendo eles a Semana Santa, Tiradentes e São Jorge.

Os pacientes do INCA são submetidos a cirurgias, quimioterapia, radioterapia e transplantes de medula óssea e recebem transfusões de sangue regularmente. O hospital precisa manter estoque suficiente para atender aos cerca 1,3 mil pacientes mensais.

doação de sangueAs recomendações para doar são de pessoas em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto (no período de três meses após o parto).

Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Para saber como doar sangue ao INCA, compareça a Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro) e salve vidas. O funcionamento durante o feriado será nos seguintes horários:

de 14 a 17/04 - das 7h30 às 14h30
dia 19/04 - das 8h às 12h
dias 24 e 25/04 - das 7h30 às 14h30
dia 26/04 - das 8h às 12h

 

 

 

 

 

 


Com informações de: Blog Saúde

veja também