Caminhar em ritmo acelerado 30 minutos por dia, ajuda diminuir risco de ataque cardíaco

Caminhar em ritmo acelerado 30 minutos por dia, ajuda diminuir risco de ataque cardíaco

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 16 Abril de 2014 as 2:15

O Ministério da Saúde americano, realizou em 1996, uma pesquisa junto a população e concluiu que caminhar acelerado 30 minutos por dia diminui o risco de um ataque cardíaco em 34%, tanto em homens com em mulheres. Além disso foi sugerido que subir escadas, três lances por dia, sete dias da semana, faria o mesmo efeito.

pessoas caminhandoA pesquisa publicada e mais impactante foi a do pesquisador britânico, “Morris”, que publicou um estudo simples na mais importante revista médica do mundo, o “Lancet”, sobre as doenças que acometiam os funcionários dos ônibus vermelhos de dois andares de Londres quando se aposentavam. Descobriu-se que os motoristas desses ônibus, passando a maior parte do tempo sentados, tinham mais casos de infarto do miocárdio do que os cobradores que se sentavam muito pouco, subiam e desciam as escadas o tempo todo do trajeto dos ônibus.

Outra pesquisa foi acompanhar informações pessoais ou familiares a vida médica por 16 anos de ex-alunos de Harvard. Os que mantiveram vida ativa fisicamente, comparado com quem ficou sedentário, foi a de que esses últimos tiveram 50% mais doenças cardiovasculares do que os ativos praticantes de esportes, corridas ou outras atividades físicas. O que chamou a atenção foram que os benefícios detectados apareciam meses depois de mantido um gasto médio semanal de 2000 calorias em exercícios físicos.


Com informações de: Eu Atleta 

veja também