Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Terça-feira, 13 Maio de 2014 as 1:48

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 23 de maio, a campanha de vacinação contra gripe, nas 450 unidades da (UBS), na cidade de São Paulo e em todo o país. Os horário para imunização ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O anuncio ocorreu no último dia de campanha previsto para a última quinta-feira (8), pelo Ministério da Saúde. 

campanha de vacinação contra gripeA cidade segue a estratégia nacional e, de acordo com o ministério, não fixou uma data a ser seguida em todo o país. 

Na última quinta, mais de 21,3 milhões de pessoas tinham se vacinado contra a doençana cidade de São Paulo, o que representa 53,6% da meta estabelecida. O objetivo é atingir 80% do grupo prioritário para a imunização, de 49,6 milhões de pessoas.

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, foram aplicadas 1,2 milhão de doses entre os dias 22 de abril e 8 de maio, o equivalente a 39% do público-alvo. A meta é vacinar 2,5 milhões de pessoas durante a campanha.
O objetivo é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença nas pessoas de 60 anos ou mais de idade, profissionais da saúde, gestantes, população indígena, crianças na faixa etária de 6 meses e menor que 5 anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e quem tem doenças crônicas.

A imunização além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 meses a 5 anos devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

 

Com informações de: Globo.com

 

veja também