Carro na garagem aumenta qualidade de vida, diz estudo

Estudo conclui que pedalar ou caminhar traz bem estar do que carro

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 17 Setembro de 2014 as 10:07

Muito já se falou em cuidar do meio ambiente, trocando o carro por bicicleta, podendo assim, trazer mais saúde. Segundo estudo britânico, caminhar pedalar ou até tomar condução para o trabalho é melhor para o bem-estar do que dirigir. Para a conclusão da pesquisa realizada das universidades de East Anglia (UEA) e York, foram observadas 18 mil pessoas durante uma década.

Os responsáveis pela pesquisa concluíram que deixar o carro na garagem pode ter um impacto profundo na qualidade de vida. Além dos óbvios efeitos na saúde, o estudo destaca os efeitos psicológicos da troca de meio de transporte.

Os cientistas da Escola Médica da UEA e do Centro para Economia Sanitária da Universidade de York monitoraram níveis de inutilidade, infelicidade, insônia e incapacidade de resolver problemas dos participantes.

Foi levado em conta por eles que outros fatores que afetam o bem-estar, como renda, filhos, mudanças de casa ou trabalho ou relacionamentos.

bem estar,vida saudável,saúde

Do grupo que tinham 18 mil pesssoas, 73% usava carros para ir ao trabalho, 13% caminhava e 3% pedalava. Cerca de 11% adotava o transporte público.

Os que tinham viagens mais ativas apresentaram níveis de bem-estar maiores do que os que dirigiam ou tomavam condução.

Ao analisar os níveis de bem-estar de um pequeno grupo que trocou o carro ou o ônibus por bicicleta ou caminhada, os pesquisadores descobriram que o grupo ficou mais contente. "A nossa pesquisa mostra que quanto mais tempo as pessoas passam dentro de carros, pior para o bem-estar psicológico. Correspondentemente, elas se sentem melhor quando fazem uma caminhada mais longa para o trabalho", afirmou o coordenador da pesquisa, Adam Martin, da UEA.

O coordenador disse ainda ter ficado surpreso com o fato de que as pessoas que trocaram carro por condução também se sentirem melhor.

"Você poderia pensar que problemas no transporte público ou multidões causam bastante estresse. Mas ônibus e trens também proporcionam oportunidades de conversa, leitura e normalmente as pessoas caminham para o ponto de ônibus ou estação de trem", afirmou Martin. "Parece que isso alegra as pessoas."

Os que utlizam ônibus ou trem para trabalhar têm, em média, cerca de três quilos a menos que os que vão de carro.

 

com informações de: Terra

veja também