Casos de AVC costumam ocorrer pela manhã, segundo pesquisa

Segundo pesquisa, o horário mais comum é 6h30 da manhã

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 2 Abril de 2014 as 11:31

Estudo revelou que horário mais comum para sofrer ataque cardíaco ou AVC (Acidente Vascular Cerebral) é as 6h30 da manhã. Mas um novo estudo constatou que esses ataques cardiovasculares são comuns neste horário devido o nível da roteína responsável por retardar a degradação de coágulos de sangue, o ativador do plasminogênio inibidor-1 (PAI-1), chega ao pico. As informações da pesquisa foram publicadas no jornal Daily Mail.

AVC e infartos são mais comuns pela manhãPara checar essas informações, os pesquisadores do Brigham and Women's Hospital e da Oregon Health and Science University, estudaram os níveis da proteína no corpo de 12 adultos saudáveis por duas semanas. Os voluntários utilizados tiveram as rotinas diárias desincronizadas de seus relógios biológicos e foram avaliados nestas condições. O objetivo era estabelecer se o responsável pela oscilação do nível da proteína é o relógio biológico ou a rotina de cada pessoa.

"Nossas descobertas sugerem que o relógio biológico contribui para o aumento do risco de eventos cardiovasculares durante a manhã", disse Frank Scheer, autor do estudo. "O que descobrimos indica que o sistema circadiano humano causa o pico da proteína pela manhã, independentemente do comportamento ou das influências ambientais", completou Steven Shea, que também participou do estudo.

Foi analisado pelos pesquisadores que este estudo estabeleceu o controle circadiano da PAI-1 em indivíduos saudáveis e que futuras pesquisas são necessárias para se aplicar a indivíduos vulneráveis, como portadores de obesidade, diabetes ou doenças cardiovasculares.

 

Com informações de: Terra

veja também