Cheiro da fruta evita exageros

Cheiro da fruta evita exageros

Atualizado: Quarta-feira, 26 Março de 2014 as 6

Sem dúvidas, as frutas são as melhores opções para manter a forma, mas é preciso moderação. Segundo um estudo realizado na  Universidade de Bourgogne, e divulgado no jornal "Daily Mail", descobriram que para fugir do excesso de calorias e gordura, sentir o aroma das frutas pode ser a melhor opção. A exposição a odores frutados antes de escolher os alimentos da refeição torna o cérebro mais propenso a preferir a opção saudável, especialmente quando se trata de sobremesa.

cheiro da fruta evita exagerosOs pesquisadores relataram que a descoberta destaca o grau em que os aromas influenciam as escolhas alimentares, pois os voluntários para a pesquisa não sabiam que estavam expostos a odores de frutas. Apesar de campanhas, até mesmo feitas pelos chefs, para incentivar a alimentação saudável, o estudo mostrou que as escolhas estão mais relacionadas aos cheiros sentidos antes de comer.
 
Para chegar a conclusão, foram pesquisados cerca de 115 homens e mulheres com idades entre 18 e 50 anos e dividiram os voluntários em dois grupos. Uma parte ficou em uma sala de espera pulverizada com aroma de peras frescas e a outra em um ambiente sem odor de frutas. Cerca de 15 minutos depois, todos foram levados a escolher entrada, prato principal e sobremesa. Embora as duas primeiras escolhas não tenham sido influenciadas, foi possível perceber diferença na hora da sobremesa.
 
Os três dos quatro participantes que não cheiraram fruto de antemão o aroma de peras optaram pelo brownie de chocolate, em comparação com menos da metade do grupo submetido ao ceiro.
 
 
Com informações de: Terra

veja também