MENU

Saúde

Chocolate amargo ajuda a diminuir a pressão sanguínea

Estudo sugere que o alimento poderia reduzir em até 2%

Fonte: Guiame, com informações de Minha VidaAtualizado: quarta-feira, 15 de abril de 2015 às 14:17
Chocolate amargo
Chocolate amargo

Os que dizem ser chocólatras, garantem bons benefícios para a saúde. Uma análise feita em mais de 20 estudos realisados pelo Cochrane (grupo internacional avaliador de pesquisas) descobriu que comer 100g de chocolate todos os dias pode ajudar a reduzir levemente a pressão sanguínea, auxiliando no tratamento da hipertensão. Os resultados foram publicados na revista The Lancet.

Foram reunidos mais de 850 participantes, aos quais foram administradas doses de chocolate amargo que variaram de 3g a 105g. Ao final de duas semanas, todos os integrantes apresentaram uma redução na pressão de até 2%. Para efeito comparativo, uma pressão sistólica de 120 mmHg (milímetros de mercúrio) é considerada normal. O cacau foi capaz de reduzi-la entre 2 a 3 mmHg. 

Segundo os autores, o responsável por esse efeito seria o cacau, principal ingrediente do chocolate, que relaxa os vasos sanguíneos. A teoria é de que o fruto contém flavonoides, antioxidantes capazes de fazer o corpo produzir uma substância chamada óxido nítrico, que facilita a passagem de sangue pelo vasos sanguíneos e, por consequência, diminui a pressão. 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições