Chorar faz bem para a saúde, diz pesquisa

De acordo com pesquisa, mulheres choram cinco vezes mais do que homens.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 16 Outubro de 2014 as 11:20

O ditado popular diz que rir é o melhor remédio. Segundo uma pesquisa, chorar também faz bem para a saúde, pois causa um efeito terapêutico para saúde. As lágrimas aumentam a sensação de felicidade e diminuem a dor. Em geral, as mulheres são mais emotivas e choram mais, enquanto os homens são mais durões. Mulheres choram cinco vezes mais do que eles!

chorarAs lágrimas limpam e lubrificam as pálpebras e os olhos, previnem a desidratação de várias mucosas e ajudam a melhorar a visão. Chorar diminui o nível de manganês, o que traz aquela sensação de alívio depois de uma boa sessão de lágrimas. Ansiedade, irritação ou muito cansaço pode ser excesso de manganês no corpo.

Segundo a a psicóloga Ana Maria Rossi, especialista em estresse, o choro produz um efeito analgésico. “Chorar faz bem, porque quando nós choramos há um componente químico na lágrima que produz um efeito analgésico e também tem um outro componente que traz para a pessoa mais bem-estar, para que ela se sinta mais acolhida”. Esse componente é a leucina-encefalina, produzida pelo encéfalo. Ela produz uma sensação de alívio semelhante a da morfina!

Ela ainda ressaltou que é mais comum enfartes em homens, porque eles seguram muito o que sentem, as emoções negativas e a tensão. Mas atenção: homem chorar não é sinônimo de fraqueza. "Muitas vezes, as pessoas estão sob tanta pressão que elas não conseguem extravasar de outra forma. Aquela ideia de que o homem não chora é desatualizada e desapropriada", concluiu.

 


com informações de: G1

veja também