Cigarro prejudica audição de crianças e adolescentes

Jovens que tem pais fumantes tem mais chances de desenvolverem surdez, segundo pesquisa.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 19 Novembro de 2014 as 1:34

Que o cigarro é prejudicial para pulmão, todos sabem. Uma nova pesquisa publicada na edição online do Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, revelou que as crianças que tem pais fumantes possuem mais chances de ter problemas auditivos. De acordo com a publicação, o resultado é a associação de mais de 60 estudos feitos anteriormente. 

cigarro

A responsável pelo Setor de Otoneurologia da Unidade Funcional de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da UFPR, no Paraná, Rita de Cássia Cassou Guimarães, explica que "ascrianças têm mais chances de sofrer com infecções de ouvido, já que seu órgão é mais sensível e elas estão expostas a mais riscos".  "A presença de um familiar fumante, especialmente a mãe, contribui ainda mais para a infecção dos ouvidos", completou Rita.

O estuo prova que além de aumentar os riscos de infecções respiratórias e de ouvido, o tabaco também provoca problemas auditivos, já que as doenças que afetam a região podem deixar sequelas. A fumaça proveniente do cigarro faz com que as bactérias tenham as condições ideais para se desenvolver e se proliferar, causando as infecções. "As inflamações que atingem a orelha média afetam a condução dos sons e, em alguns casos, podem atingir a cóclea e o vestíbulo, partes internas dos ouvidos, afetando as células sensoriais. Estas células são fundamentais para audição e são tão sensíveis que não é possível recuperar os danos", disse. Um outro estudo realizado por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York (EUA), com mais de 1.200 adolescentes, revela que a fumaça do cigarro dobra as chances de surgir a perda auditiva neste grupo. "Neste caso, os jovens têm mais probabilidade de apresentar a chamada perda auditiva neurossensorial, mais comum em pessoas com idade avançada", observa Rita.

 

 

com informações de: MSN

veja também