Confira dicas para enfrentar o calor excessivo deste verão

Saiba maneiras de driblar o calor e sentir-se confortável nas altas temperaturas.

fonte: Guiame, com informações de Brasil Escola

Atualizado: Terça-feira, 27 Janeiro de 2015 as 2:31

enfrentando o calor
enfrentando o calor

O verão 2015 está castigando os brasileiros. Devido a crise em que muitos estados brasileiros estão passando, está proibido o desperdício de água.

O calor forte causa sensação de cansaço e vários desconfortos. Existem maneiras de amenizar o calor. Confira as dicas para este verão.

1- A principal é a hidratação. No tempo quente, você acaba perdendo muito líquido e sais minerais através da transpiração, sendo muito importante repor o que foi perdido. Lembre-se de beber muito líquido, principalmente se você trabalha em locais abertos e fica constantemente exposto ao calor do sol. Evite bebidas alcoólicas e café, opte por um suco natural!

2- Quando o assunto é alimentação, escolha alimentos leves, como frutas e legumes. Se no seu prato não pode faltar carne, por que não escolher um peixe? Evite comer alimentos com muita gordura ou frituras.

3- Lembre-se de que o calor estraga mais rapidamente os alimentos, então conserve adequadamente seus pratos. Se você leva comida para o trabalho ou pretende levar um lanchinho para a praia, lembre-se de colocá-los em sacolas térmicas. Evite comer produtos como maionese e iogurtes, eles tendem a estragar com maior facilidade.

4- Evite roupas que dificultam a transpiração, como peças justas e de tecido sintético. Algodão é uma ótima pedida! Procure usar cores mais claras, essas peças esquentam menos que as roupas escuras.

5- Se você não estiver aguentando o calor e pretende ir a praias ou piscinas, lembre-se de que aexposição ao sol só é recomendada até as 10 da manhã e após as 16 horas.

6- Utilize bastante protetor solar e, se possível, use bonéschapéus ou guarda-chuvas quando se expor ao sol. Os óculos de sol também devem ser utilizados.

7- Se você é do tipo que não sai do ar-condicionado ou trabalha em ambientes em que esse equipamento deve ficar ligado, fique atento às suas vias respiratórias. O ar-condicionado acaba causando um ressecamento nessas vias, o que pode levar a irritações. Para evitar o desconforto, use soro fisiológico nas narinas sempre que achar necessário. O soro fisiológico também é importante quando a umidade relativa do ar está baixa.

8- Desligue alguns equipamentos que aumentam o calor do ambiente. As lâmpadas, por exemplo, elevam razoavelmente a temperatura do local. Além de você ficar mais refrescado, ainda economizará energia elétrica.

9- Utilize umidificadores de ar; mas caso não os possua, coloque uma bacia com água no ambiente ou uma toalha molhada.

10- Outro cuidado essencial diz respeito aos carros. Lembre-se de que um carro exposto ao sol funciona como uma estufa! Não deixe crianças esperando enquanto você resolve um problema. Além disso, tome cuidado ao entrar no veículo, abra as portas e janelas para que o calor saia.

veja também