Confira lista de 10 alimentos contra anemia

Para comemorar o dia da alimentação, saiba quais os alimentos para prevenção da doença.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 16 Outubro de 2014 as 9:21

É comemorado nesta quinta-feira (16), o dia da alimentação. É importante incluir uma alimentação rica em boas vitaminas e propriedades que nosso corpo precisa no cardápio do dia a dia, além de ser essencial para prevenção e combate à doenças. 

A anemia, por exemplo, é uma doença provocada pela queda no número de hemoglobinas -proteínas sanguíneas que transportam oxigênio para as células- e está muito ligada à deficiência de alguns nutrientes no cardápio, principalmente ferro, ácido fólico, vitamina A e C.

Para quem tem anemia e para os que querem se prevenir, confiraa lista de alimentos indicados para essa doença.

Espinafre
Rico em fólico, o espinafre é importante para a produção e manutenção das células sanguíneas. Outras folhas verde-escuras, como couve, agrião e brócolis também carregam grande quantidade desse nutriente.

Maçã
Com alta concentração de potássio, cálcio e magnésio, a maçã, que também é rica em ferro, ajuda a melhorar a fluidez e saúde sanguínea. Além disso, uma substância chamada pectina, presente em grande quantidade de fruta, também é útil para controlar o colesterol e ativar a circulação de sangue no corpo.

anemiaCarne
As carnes de origem animal - tanto branca quanto vermelha- são ricas em ferro e, por isso, ajuda a combater a anemia. Para aproveitar melhor os benefícios, aposte no consumo das carnes mais magras, como as de peixes e frango. Vale ressaltar que, entre as carnes vermelas, o fígado bovino é o contém o mais alto teor de ferro.

Pão integral
Além de carregar os benefícios das fibras, o pão integral também ajuda no combate à anemia pela alta concentração de ferro - uma fatia de pão integral contém 1mg de ferro, o que corresponde a cerca de 6% da necessidade diária.

Amaranto
Livre de glúten e muito rico em ferro, o amaranto é um grão indicado para auxiliar na prevenção de anemia na gravidez por ser facilmente digerido pelo organismo.

Ovos
Cada unidade de ovo de galinha comum contém cerca de 1mg de ferro e é um dos mais indicados para prevenir a anemia. Além disso, o alimento é rico em porteínas e contém pouquiíssimo carboidrato.

Goji Berry
Entre os diversos benefícios da gogi berry está o alto teor de vitamina C, substância que facilita a absorção de ferro pelo organismo.

Castanhas
Ricas em zinco e ferro, as castanhas ajudam a distribuir melhor o oxigênio no corpo e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, são ricas em ácidos graxos, que protegem o coração.

Damasco
Além de ser rica em fibras e eficiente para repor a energia, o damasco - fruta pertencente à família do pêssego - é uma das mais ricas em ferro, que ajuda a prevenir a anemia.

Uva passa
Pode ser na versão hidratada ou seca da fruta. São riscas em ferro. Entretanto a uva passa potencializa a contração desse e de outros nutrientes importantes para a saúde do sangue, como o potássio.

 

com informações de: Bolsa de Mulher

veja também