Confira o cardápio para driblar os sintomas da menopausa

Alimentação pode amenizar os transtornos enfrentados pela mulher em uma nova fase da vida

fonte: Guiame, com informações de Minha Vida

Atualizado: Quarta-feira, 11 Março de 2015 as 1:35

Alimentação é a chave para driblar sintomas da menopausa
Alimentação é a chave para driblar sintomas da menopausa

As fases na vida da mulher tende a trazer diversos sintomas difíceis de enfrentar, mas amenizados com uso de medicamentos. Na menopausa, por exemplo, os sintomas são diversos e não há um método preventivo. A alimentação, é pode ser usada como arma contra os calorões repentinos, a falta de libido e as mudanças de humor, típicos do fim da fertilidade feminina. 

Os efeitos da soja no organismo das mulheres que enfrentam a menopausa, por exemplo, são bem conhecidos. Isso porque ela é rica em isoflavona, um fitoquímico capaz de atenuar os sintomas do fim da fertilidade por participar da produção, do metabolismo e da ação dos hormônios sexuais. 

As isoflavonas atuam como um substituto do estrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério) e contribuem para a manutenção do equilíbrio hormonal. Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos aparecerem. 

A ausência de magnésio também é notada, durante a menopausa. Por estar presente nos ossos, a falta do mineral pode levar ao desenvolvimento de osteoporose.

O consumo recomendado para mulheres com mais de 30 anos precisa ser de 320 miligramas por dia. São encontrados nas verduras e legumes verdes, cereais integrais e oleaginosas. Meia xícara de espinafre cozido fornece 78.3 mg. 

 

 

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