Confira as opções de academia ao ar livre que continuam depois do verão

Confira opções de lazer em São Paulo e Rio.

fonte: Guiame, com informações de Terra

Atualizado: Sexta-feira, 23 Janeiro de 2015 as 9:04

Academia ao ar livre
Academia ao ar livre

No verão, as pessoas costumam frequentar menos as academias por conta do calor. Para dar disposição e ajudar no foco em busca da saúde, há muitas alternativas gratuitas e ao ar livre disponíveis, sendo que algumas funcionam o ano todo e outras são específicas para os meses mais quentes do ano.

Confura algumas opções de academias ao ar livre em São Paulo e Rio de Janeiro que iram continuar após a estação.

Até o dia 1º de fevereiro, o Rio Academia oferece atividades físicas gratuitas num espaço de 300 m² montado na areia, no Posto 10 da praia de Ipanema, Rio de Janeiro. Entre as modalidades oferecidas aos 4 mil alunos previstos estão musculação, corrida, ioga, tai chi chuan, pilates, capoeira e o CrossFit. Funciona diariamente, sendo que, durante a semana, o espaço fica aberto das 6h30 às 10h30 e das 17h às 19h; e, nos finais de semana e feriados, das 7h às 11h e das 15h às 19h. Para participar, é preciso ser maior de idade ou ter autorização expressa dos responsáveis. Todos os alunos preenchem uma ficha com perguntas clínicas, de risco e responsabilidade, para usar o espaço. Banco Santander e Lupo Sport são patrocinadores.

A Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, do Rio de Janeiro, oferece 10 academias funcionais ao ar livre, no modelo Hexagon. A estrutura física do espaço é em 100% de alumínio, o que proporciona uma durabilidade de até 15 anos de uso. Atualmente, as academias funcionais estão nos seguintes municípios: Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Búzios, Paraíba do Sul, Santo Antônio de Pádua, Seropédica, Saquarema, Rio das Flores, Rio de Janeiro (Maré), São Gonçalo (Parque Ecológico da Praia das Pedrinhas/Piscinão de São Gonçalo). A estrutura fica liberada para atividade física em qualquer horário, mas cabe a cada prefeitura o direcionamento de projetos paralelos e seu horário de funcionamento. Confira os endereços:

- Arraial do Cabo: Orla Shangri-lá, na Praia dos Anjos, em frente ao antigo prédio da FIA. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 14h às 16h.

- Complexo da Maré: Praça Rubens Vaz.

- Seropédica: Praça Nildo Romano, Centro. De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

- Saquarema: Rua Professor Souza, 159, Calçadão de Bacaxá. De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

- Angra dos Reis: Av. Reis Magos, s/n, Aterro do bairro São Bento. Funciona todos os dias, com acompanhamento de professores às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h às 9h e das 17h às 20h.

- Paraíba do Sul: Praça Marquês de São Marcos, Centro.

- São Gonçalo: Parque Ambiental das Pedrinhas/Piscinão de São Gonçalo, na Rodovia BR-101, km 312, Boa Vista. De terça a sexta, das 7h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

- Búzios: Trevo da Barbuda, Manguinhos.

- Rio das Flores: Praça Encantada, Três Ilhas.

- Santo Antônio de Pádua: Praça Pereira Lima, Centro.

Nesta edição do Sesc Verão de São Paulo, há atividades gratuitas para sócios e não-sócios (no caso de atividades na piscina, os não-sócios estão sujeitos à disponibilidade de ingressos no valor de R$ 15). No Sesc Santana (11. 2971-8700), por exemplo, há o Estádio Lúdico, em que o ginásio de esportes foi transformado num estádio de atletismo. As diversas modalidades de corridas, saltos e arremessos são contempladas com atividades de iniciação, jogos pré-desportivos e vivências, desenvolvidas pelos técnicos da unidade e por profissionais e atletas contratados (até 1º de março, de terça a sexta, das 9h às 21h; e de sábados e domingos, das 10h às 18h). No Sesc Itaquera (11. 2523-9200), é possível participar de aulas de práticas corporais, com ênfase em ioga (até 31 de janeiro, às 11h30 nos sábados e domingos). Entre as sugestões do Sesc Osasco (11. 3184-0900) estão caminhada e ginástica multifuncional (27 a 30 de janeiro, das 18h às 19h).

Em parceria com a UBS Magaldi, o Parque do Povo - Mario Pimenta Camargo, em São Paulo, oferece atividades físicas gratuitas: Tai Chi Pai Lin, todas as terças e sextas-feiras, das 7h30 às 8h30, sendo a marquise próxima ao playground o ponto de encontro; e Grupo de Caminhada, todas as sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, sendo a entrada principal do parque o ponto de encontro. Não é necessário se inscrever, apenas chegar no horário da atividade. Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Pinheiros. Informações: (11) 3073-1217.

Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação promoverá a “Pedalada de Aniversário - São Paulo 461 anos” no dia 25 de janeiro, com participação gratuita. A partir das 8h, os interessados em pedalar pela cidade sairão do MASP, na Avenida Paulista, rumo ao Vale do Anhangabaú, com uma parada no Centro Esportivo Tietê. A concentração do pelotão para a saída será às 7h, no mesmo ponto de partida. As inscrições serão realizadas até o dia 21 no site do evento. Um dia antes da atividade, 24, das 9h às 18h, é necessário comparecer ao CE Tietê para a retirada do kit que dá acesso à Pedalada.

Até o dia 8 de fevereiro deste ano, quem passar pelos calçadões e monumentos históricos do centro da cidade de São Paulo nos finais de semana irá se deparar com cinco arenas com atividades gratuitas esportivas e culturais, como futebol, vôlei, basquete, caminhada, passeio ciclístico, skate, patins, slackline, parkour, jogos de tabuleiro, danças, ginásticas. No projeto Pela Cidade, o Vale do Anhangabaú recebe a Arena Radical. A rua Líbero Badaró está tomada pela Arena de Esportes de Rua. A Arena dos Jogos de Tabuleiro encontra-se no Viaduto do Chá. Já a Praça Patriarca acomoda a Arena da Terceira Idade. O Pátio do Colégio está aberto para a Arena Lúdica. Informações: (11) 3397-1272 / (11) 3397-1353.

 

veja também