Conheça cinco cuidados para se ter com os olhos na estação

Conheça cinco cuidados para se ter com os olhos na estação

Atualizado: Quarta-feira, 19 Fevereiro de 2014 as 1:01

Assim como a pele, os olhos merecem atenção redobrada nos dias de sol. Não é só a pele que sofre com a intensidade cada vez mais forte dos raios ultravioletas (UV), mas também os olhos. E entre os problemas mais graves nestes casos, estão as queimaduras e até mesmo a perda da visão.

Segundo a médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina, Marcia Beatriz Tartarella, essa exposição ao sol e os banhos no mar ou na piscina - que geram o contato com os produtos químicos, como o cloro - são fatores que irritam os olhos e aumentam as chances de contrair também conjuntivites ou inflamações oculares.
 
Ela ainda ressalta que proteger os olhos no verão exige cuidados específicos. Em conjunto com a Transitions Optical, ela elaborou algumas dicas práticas para a estação mais esperada do ano. Assim, você pode curti-la com saúde!
 
Confira as dicas e protejá-se:
 
óculosTrabalho externo
A incidência de raios UV não deve ser uma preocupação apenas nas horas de lazer, como na praia ou piscina. Além disso, profissionais que ficam muito tempo em ambiente externo precisam ter atenção especial. “Pessoas que trabalham em áreas internos recebem, por ano, entre 10% e 20% da quantidade de raios solares que enfrentam os trabalhadores em ambientes externos. Portanto, nos ambientes externos, use sempre óculos com lentes que tenham fator de proteção para radiação ultravioleta. Recomendo o uso de óculos de sol ou de grau que apresentem 100% de proteção para os raios UVA e UVB”, alerta a especialista.
 
Óculos que escurecem com o sol
Para aqueles que já usam óculos com grau, uma das opções são as lentes fotossensíveis. Elas escurecem a partir do contato com os raios UV e proporcionam maior conforto. Além de oferecem 100% de proteção UVA e UVB.
 
Proteção sempre
Mesmo usando óculos escuros, não dispense o uso de chapéus ou bonés. Eles também protegem o rosto e os olhos da radiação ultravioleta. Cuidado ao aplicar protetores solares na área ao redor dos olhos, pois estes produtos podem causar irritação química. Prefira os protetores em pó compacto para esta região.
 
Atente-se para os horários de sol
Cerca de 60% dos raios UV diários são recebidos entre 10h e 14h. No entanto, é importante que as pessoas fiquem atentas aos cuidados com os olhos, não só durante a exposição intensa ao sol. Considere também que os raios UV estão presentes ao longo do ano, com maior ou menor intensidade. Optar por armações com lentes fotossensíveis pode ser uma opção para dias em que o sol está entre nuvens, por exemplo. Isso porque as radiações conseguem ultrapassar as barreiras e chegam aos olhos da mesma forma, e este tipo de lente ajusta a quantidade de luz que chega à visão.
 
Alimentação
Uma alimentação saudável, com bastante vitamina A e C, também auxilia na saúde dos olhos. Inclua, portanto, cenouras, ovos e verduras verdes nas refeições durante o verão. Além disso, mantenha boa hidratação, ingerindo bastante água.
 
 
Com informações de: MSN

veja também