Conheça cinco motivos para consumir manga

Conheça cinco motivos para consumir manga

Atualizado: Quarta-feira, 19 Março de 2014 as 11:49

É impossível encontrar alguém que não goste de manga. A fruta possui grandes benefícios para nossa saúde e ao contrário do que dizem, não engorda e faz bem ao coração.

Existem outros benefícios que a manga proporciona. Confira a lista.

Benéfica ao coração
Um estudo realizado recentemente pela Universidade do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, mostrou que os consumidores fresquentes da manga, possui um cardápio saudável em comparação com aqueles que a desprezam. Para chegar nessa conclusão, a pesquisadora Carol O?Neil cruzou informações obtidas no Levantamento Nacional de Saúde e Nutrição, com quase 30 mil americanos. "Os adeptos do alimento apresentavam níveis mais baixos de proteína C-reativa, um indicador de risco cardíaco", explica ela. 
Mas uma explicação para a conclusão do estudo.  as fibras solúveis e os antioxidantes que abundam na fruta zelam pelo bom funcionamento das artérias. "As fibras, por exemplo, baixam o colesterol, aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue", elenca a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo.
 
fruta mangaPoder antioxidante
Em universidades chilenas de Antofagasta e Andrés Bello, o foco das análises foi o combate aos radicais livres. Os especialistas compararam as variedades tommy e pica, esta típica da região do Atacama. Embora a segunda tenha apresentado o dobro da capacidade antioxidante, ambas carregam doses significativas de substâncias que evitam a degeneração das células - benefício que não se restringe aos vasos e ao coração. O efeito se deve subretudo à quercetina. "No organismo, ela se liga aos radicais livres e minimiza a possibilidade de danos celulares", explica a nutricionista Solange Brazaca, professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.
 
Previne o câncer
Por trás da grande quantidade de fibras e antioxidantes, está também o poder anticâncer. Experimentos sugerem que haveria uma ação especial contra tumores de mama e cólon. No caso do intestino, é mais fácil entender o porquê: as fibras da fruta famosa pelos fiapos auxiliam a regular o trânsito ali, o que favorece a eliminação de possíveis elementos carcinogênicos.
 
Fortalecimento do sistema imunológico
Outro poder da fruta é que ela colabora para o seu papel frente ao infarto e ao câncer, é a riqueza em potássio. "Esse mineral participa do funcionamento de quase todas as células e é essencial no controle da pressão arterial", diz Beatriz Botéquio. Para fechar o pacote de elogios, vale apontar que a fruta dá uma força ao sistema imune. "Uma fatia média já supre a necessidade diária de vitamina C e betacaroteno", justifica a nutricionista.
 
Não engorda!
Maria Carolina von Atzingen, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), esclarece: "A manga só favorece o ganho de peso se consumida em excesso. Se há preocupação com a balança, a recomendação é comer uma fatia como sobremesa, por exemplo". Em termos de valor energético, meia manga costuma equivaler a meio mamão papaia. Só note que os valores nutricionais mudam bastante de acordo com a variedade. Uns 100 gramas do tipo palmer possuem 72 calorias, enquanto a mesma quantidade de tommy tem 51.
 
 
Com informações de: M de Mulher

veja também