Conheça as frutas que acabam com o inchaço

7 frutas que ajudam a por um fim na retenção de líquidos que causam o inchaço.

fonte: Guiame, com informações de Vila Mulher

Atualizado: Segunda-feira, 26 Janeiro de 2015 as 1:28

frutas para prevenir retenção de líquidos
frutas para prevenir retenção de líquidos

É normal no verão sentirmos com a aparência de estar acima do peso. O resultado disso, inchaço nas pernas, pés, rosto e outras partes do corpo. Isso é devido a retenção de líquidos.

O inchaço no corpo pode decorrer de vários motivos, sendo a má alimentação a principal causa. De acordo com Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, as fontes de sódio são as maiores vilãs. “Quando o nível desse mineral no organismo está elevado, alguns mecanismos são ativados com o objetivo de aumentar a quantidade de água e normalizar a situação", diz. 

O principal alimento para por um fim no inchaço é evitar alimentos enlatados, congelados, queijos amarelos, embutidos como presuntos, salsichas e demais alimentos industrializados. "Até o sal de cozinha deve ser diminuído. Lembrando que bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois contém teor de sódio considerável, favorecendo a desidratação e inchaço”, explica a nutricionista.

Segundo Cintya existem frutas com poder diurético e que também possuem uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos, como: melancia, melão, abacaxi e pera. "Seus nutrientes (potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água) juntos aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais”, diz a nutricionista.

Para saber como se livrar, confira uma lista de frutas, listadas pela nutricionista e uma receita.

Melancia – Essa fruta é conhecida pelo alto teor de água, o que a torna aliada da hidratação. Além do poder diurético, possui licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialmente de próstata e mama.

Melão – Esta também é uma fruta diurética, que possui ainda propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do corpo. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial e fibras que auxiliam na regulação do intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação.

Abacaxi – Rica nos nutrientes que auxiliam no combate a retenção de líquidos, essa fruta ainda é rica em fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal e possui também uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão.

Pera – Além de auxiliar na eliminação de líquidos do organismo, possui pectina, uma fibra também relacionada ao melhor funcionamento intestinal e que esta envolvida no controle glicêmico e do colesterol.

Maçã - É uma fruta diurética natural, graças à quantidade de potássio e vitamina B6 e assim como a pera possui pectina;

Limão - Também é rico em potássio, fibras, manganês e é conhecido por reforçar o sistema imunológico graças à quantidade de vitamina C.

Coco - Possui ótima quantidade de potássio e magnésio em sua água, o que auxilia na eliminação de líquidos. Para quem deseja eliminar o inchaço à nutricionista ensina uma receita incrível de suco diurético:

Ingredientes

¼  prato de sobremesa de couve manteiga, higienizada e picada1 fatia grossa de melão250 ml de água de coco1 colher de sopa de hortelã, higienizado e picado¼ de colher de sopa de suco de limão¼ de maçãCubos de gelo 

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que a mistura fique homogênea. Acrescente adoçante a gosto e beba em seguida.

 

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