Conheça a lista de alimentos que aceleram o envelhecimento

Carnes processadas, doces, bebida alcoólica... Veja a lista completa dos alimentos que deixam a aparência envelhecida.

fonte: Guiame, com informações de: Terra

Atualizado: Quinta-feira, 19 Fevereiro de 2015 as 12:33

batata frita
batata frita

Quando os especialistas dizem que você é o que você come, eles não estão reforçando o alerta, e sim, fazendo com que você passe a observar seus hábitos alimentares. A nossa aparência diz tudo sobre como estamos nos cuidando. O resultado da pele após uma alimentação rica em gordura e açúcar, é de uma pele sem vida e com aspecto envelhecido.

 “O que você come afeta sua pele para melhor ou pior”, disse o dermatologista Ariel Ostad, da Academia Americana de Dermatologia.

Uma alimentação inadequadas com alimentos em excesso e má escolha, pode acelerar o processo de envelhecimento da pele e dos dentes.  

O site Health listou 14 alimentos inadequados e prejudiciais.

1. Doces 
Sobrecarga de açúcar pode dar início a um processo chamado de glicação, que funciona da seguinte maneira: quando consome mais açúcar do que suas células podem processar, o excesso de moléculas de açúcar se combina com as proteínas, criando “produtos de glicação avançada”, que podem danificar o colágeno da pele, a proteína que a mantém firme e jovem, como explicou o dermatologista Ostad.

Como já era de se esperar, muito doce também é ruim para o seu sorriso. “Açúcar adere aos dentes, incentivando bactérias e descoloração”, disse o dentista Brian Kantor.

A recomendação dele é passar água pela boca após a ingestão de um doce para remover qualquer acúmulo.  

2. Álcool 
Fígado saudável é sinônimo de pele saudável e o álcool em excesso afeta o órgão negativamente. “Quando o seu fígado está funcionando bem, as toxinas que podem potencialmente afetar a pele são expelidas naturalmente do corpo”, disse o dermatologista Ostad. “Mas, se as toxinas se acumulam no fígado e não são eliminadas corretamente, sua pele pode desenvolver uma variedade de problemas, como acne, palidez e rugas”, completou.

Bebidas alcoólicas também podem desencadear surtos de rosácea, uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta com vermelhidão principalmente no centro da face.

As bebidas alcoólicas ainda causam desidratação e pioram o sono. “O sono inadequado está ligado a rugas, pigmentação irregular e redução da elasticidade da pele”, explicou Ostad.

3. Vinho branco 
O vinho branco faz parte da lista por conta do grande dano dental que causa.

Enquanto o vinho tinto pode alterar a coloração dos dentes, o ácido presente no vinho branco danifica seu esmalte e torna os dentes mais propensos a manchas mais duradouras.

Depois de degustar a bebida, nem pense em correr para o banheiropara escovar os dentes.

Caso contrário, só vai intensificar a erosão do esmalte. “Você precisa dar tempo aos dentes para remineralizarem depois de serem banhados por uma bebida ácida”, esclareceu a dentista Maureen McAndrew, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. “Esperaria uma hora depois de beber para usar a escova de dentes.”

4. Carne queimada 
Sabe aquela casquinha preta que fica sobre a carne? Pois ela contém hidrocarbonetos pró-inflamatórios, o que poderia representar um problema, já que a inflamação quebra o colágeno da pele, disse o dermatologista. Ostad.

Você não precisa necessariamente banir churrasco do seu cardápio, mas, pelo menos, certifique-se de raspar o material preto e limpar a grelha depois para que não contamine a próxima refeição.

5. Alimentos muito salgados 
Você pode não cozinhar com sal, mas isso não garante que sua ingestão seja baixa. “Muitos alimentos enlatados são preservados com o sódio, o que pode fazer com que você retenha água e tenha uma aparência inchada”, disse a dermatologista Ranella Hirsch.

6. Carnes processadas 
Linguiça, salsicha, bacon. “Muitas dessas carnes têm sulfitos e outros conservantes, que podem desencadear a inflamação na pele e acelerar a aparência de envelhecimento” alertou o dermatologista Ostad. Também tendem a ser ricas em sal, o que pode fazer com que pareça inchado.

7. Comida picante 
Comida picante agrava pele com propensão a rosácea (doença inflamatória crônica da pele que se manifesta com vermelhidão, principalmente no centro da face). Também pode causar danos durante a menopausa. “Acredita-se que os vasos sanguíneos da pele são mais reativos nessa época”, disse o dermatologista Ostad, e comida picante dilata os vasos sanguíneos, fazendo com que as mulheres na menopausa tenham uma aparência manchada e menos jovem.

Algo apimentado ocasionalmente não traz problema, mas, se for algo frequente, pode levar a vasinhos, inchaço e vermelhidão permanentes, completou o médico.

8. Carne vermelha 
“Carne gordurosa gera radicais livres”, disse o dermatologista Ostad.

Os radicais livres estão em busca de elétrons e acabam prejudicando células saudáveis, o que afeta a capacidade da sua pele para se proteger e gerar colágeno. Não há problema em comer um hambúrguer aqui e outro ali, só não pode ser tornar um hábito. “Você fica melhor com carnes mais magras, como um hambúrguer de peru ou frango”, comentou o dermatologista Ostad. E lembre-se de apostar em antioxidantes, sejam eles encontrados em alimentos saudáveis ou em cremes, porque ajudam a combater os radicais livres.

9. Bebidas energéticas 
Bebidas energéticas podem prejudicar os dentes, porque são ácidas, o que os tornam mais vulneráveis a manchas.

Se você for consumi-la, aposte em um canudo. “Quanto menos contato com os dentes, melhor”, afirmou o dentista Kantor.

10. Limonada 
Todas as bebidas cítricas desgastam o esmalte dos dentes, mas limões causam os piores danos, como mostrou um estudo da General Dentistryque o comparou com laranja e toranja. “Adicione o açúcar na limonada e você tem o desgaste do esmalte do ácido, além de acúmulo de placa do açúcar, criando manchas e decadência”, comentou o dentista Kantor. Se for saborear a iguaria, prefira com o auxílio de um canudo, que diminui o contato com os dentes.

11. Qualquer coisa com cafeína 
“A cafeína é como qualquer outro diurético, que pode fazer com que você excrete fluido e esgote a umidade do seu corpo”, disse a dermatologista Ranella. E, sim, isso inclui a sua pele: “qualquer coisa desidratante pode desidratar a pele, tornando-a envelhecida.”

Portanto, tome cuidado com refrigerantes do tipo cola, café, chá preto.

Não se esqueça de apostar em hidratantes para o corpo e rosto.

12. Café 
A cafeína não é a única razão para dizer que beber café pode envelhecer.

Também prejudica os dentes. “Bebidas ácidas pode criar poros microscópicos na superfície do esmalte, causando erosão”, esclareceu a dentista Maureen.

Como o consumo moderado de café traz benefícios à saúde, não precisa abandoná-lo.

Basta ingerir na sequência um copo de água. “A água tem um pH neutro, que lava o ácido”, explicou a dentista. “Chiclete sem açúcar também pode reduzir a descoloração, uma vez que aumenta a sua produção de saliva, e saliva remineraliza os dentes.”

13. Gorduras trans 
No caso de o risco de doença cardíaca não ser suficiente para você fugir da gordura trans, encontrada em frituras e alimentos processados, saiba que também pode ser ruim para a sua pele. “Promovem a inflamação”, comentou o dermatologista Ostad.

Lembre-se que inflamação prejudica a produção de colágeno.

Além disso, as gorduras não-saudáveis podem torná-lo mais vulnerável aos danos dos raios UV, que são a causa número um de envelhecimento, de acordo com um estudo preliminar em ratos publicado em Lipids .

14. Chá preto 
Devido ao alto teor de tanino, quem bebe chá pode ter manchas nos dentes.

A boa notícia é que um novo estudo publicado no International Journal of Dental Hygiene   afirma que a caseína do leite reduziu manchas nos dentes induzida pelo chá.

Se quer beber a iguaria, coloque um pouco de leite nela e esqueça do limão, que é ácido e prejudica o esmalte do dente. 

veja também