Conheça os 5 exames de rotina que são importantes para a mulher

Conheça os 5 exames de rotina que são importantes para a mulher

Atualizado: Sexta-feira, 21 Março de 2014 as 12

Toda mulher sabe é preciso realizar exames anualmente de rotina, blindando a saúde contra doenças. Muitas vezes, a mulher não sabe por onde começar. A médica ginecologista, Maria Luísa da Rocha Mendes, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, esclarece as dúvidas. "Geralmente, é recomendado realizar exames (ultrassom pélvico e de mama) anualmente. E a mamografia, após os 40 anos. Quem tiver vida sexual ativa, deverá incluir o papanicolau nessa lista". 

exames de rotinaDe acordo com a médica, a densitometria óssea é indicada como adicional para quem estiver na menopausa. Já os exames de sangue e outros clínicos de mesma linhagem fazem parte de qualquer rotina, de acordo com as queixas e faixas etárias de cada mulher.
 
A médica também chama a atenção para alguns sinais do corpo: as cólicas incapacitantes em pacientes jovens podem indicar endometriose. Já a sonolência, a fraqueza e a depressão têm grandes chances de estarem associadas a anemias e alterações na tireoide.
 
"Por outro lado, câncer na mama, no ovário, no endométrio e no colo podem não ter sintomas clínicos. Em razão disso, fazer os exames é algo extremamente importante".
 
 
Com informações de: R7

veja também