Conheça os alimentos que elevam a imunidade

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 7 Agosto de 2014 as 9:32

O inverno é a estação em que não se deve abusar das bebdas geladas e alimentos. É a estação que pode deixar qualquer um resfriado e tirando as defesas do corpo. Para isso, alguns alimentos são responsáveis para elevar a imunidade do corpo.

Confira quais são eles e inclua no cardápio diáio.


Romã

Vinda do Oriente, essa fruta é campeã em ácido elágico – responsável pela cor vermelha das sementinhas, é uma substância com alto poder antioxidante, que, por combater os radicais livres, mantém o organismo mais resistente. Uma pesquisa recente, feita no hospital Western Galilee, na cidade de Nahariya, em Israel, mostrou outro benefício da romã: reequilibra a mucosa do intestino (tecido que reveste a parede do órgão), considerada uma das principais barreiras protetoras do sistema imunológico.

imunidade,alimentos,alimentaçãoSemente de chia

Apesar de minúscula, a chia é um superalimento. De origem pré-colombiana, ficou famosa por aqui especialmente pelo seu poder de saciar a fome e reduzir as gordurinhas. Mas ela oferece outros benefícios comprovados pela ciência. “Rica em ômega 3, antioxidantes e proteína, a chia nutre, combate os radicais livres e tem uma ação anti-inflamatória surpreendente”, afirma Carolina Chica, nutricionista da Universidade Católica do Chile.

Shiitake

Ricos em proteínas e betaglucanas, substâncias que estimulam a fabricação de anticorpos, os cogumelos melhoram a resposta do organismo a processos inflamatórios, mas o shiitake é o campeão em benefícios. Os cogumelos também são boas fontes de selênio e magnésio, minerais com ação antioxidante.

Gema

A parte amarela do ovo é considerada um fortificante natural. Segundo uma pesquisa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, a gema favorece a renovação das células de defesa, os linfócitos T. A gema também tem vitamina D – outra substância que blinda o organismo. Estudos associam a carência dessa vitamina ao risco de infecções respiratórias, principalmente no inverno, quando a incidência dos raios solares, que sintetizam o precursor da vitamina D na pele, é menor.

Goji berry

Essa frutinha de origem asiática favorece as células de defesa, pois concentra uma quantidade notável de antioxidantes. “Estudos asiáticos revelaram que a goji berry também tem aminoácidos e minerais (ferro, zinco e selênio) essenciais ao sistema imunológico”, diz Patrícia Rung, do Rio de Janeiro.

Óleo de coco

Extraído da polpa madura do coco, o óleo não carrega apenas gordura, mas uma quantidade importante de ácido láurico – uma substância altamente anti-inflamatória e antioxidante. Esse alimento também ajuda a combater fungos, bactérias e vírus, diminuindo os risco de infecções, como a gripe.


Com informações de: Doce vida

veja também