Conheça os alimentos que reduzem inflamações

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 9 Maio de 2014 as 2:20

A natureza oferece uma variedade de frutas e vegetais necessários e importantes para manter a saúde em dia. Alguns deles funcionam como remédios medicinais, com o poder de previner e tratar doenças. Inflamação, que ocorre uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão. O que é comum causar esse processo inflamatório são bactérias, vírus, veneno, calor ou traumatismos, como a quebra de um osso.

Segundo a a nutróloga Debora Froehner, da clínica Nutrocare, o processo inflamatório leva à redução das substâncias antioxidantes que circulam pelo organismo. Estas, por sua vez, ajudam a combater os radicais livres que causam danos ao corpo.

Para reverter o quadro, a especialista afirma que a alimentação rica em nutrientes como vitamina E, vitamina C, betacaroteno, licopeno e selênio é uma alternativa eficaz, capaz de reduzir os sintomas da inflamação e, em alguns casos, diminuir a necessidade de medicamentos.

A Dra. cita a artrite reumatoide como um dos processos inflamatórios que melhor respondem à introdução de uma alimentação específica. “A inflamação na artrite reumatoide danifica as articulações, gerando rigidez, fadiga e perda de peso. Desta forma a ingestão dos nutrientes certos é essencial no processo de redução dos problemas”, afirma. Ainda de acordo com a médica, a vitamina D e ácidos graxos como o Ômega 3 são algumas das substâncias mais eficazes no combate da doença. “A suplementação de Ômega 3 nesses pacientes tem diminuído a necessidade do uso de remédios anti-inflamatórios, devido à ação na inibição de substâncias inflamatórias, como também na redução da dor”, diz a nutróloga.

Confira a lista dos alimentos que funcionam como redutores de inflamações.

Chá verde

Cereja

Uva

inflamaçãoMorango

Amora

Mirtilo

Cacau

Figo

Repolho roxo

Cebolinha

Alcaparras

Brócolis

Própolis


Com informações de: Bolsa de Mulher

veja também