Conheça os benefícios do chá de alcachofra

Chá ajuda a emagrecer, combate inchaço, prisão de ventre e colesterol

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 18 Setembro de 2014 as 2:27

Grande aliado da saúde, a alcachofra é fonte de de vitamina C e K, ácido fólico, potássio, magnésio, fósforo e ferro. É um alimento pouco visto no cardápio do dia a dia e ajuda a eliminar os quilos extras, tem propriedades antioxidantes, diuréticas e digestivas.

Segundo nutricionista Leandro Kuroda, a planta é rica em fibras, principalmente inulina, que é um excelente probiótico. “Ele garante uma flora intestinal mais saudável”, afirma.

Já a nutricionista Vanessa Portella destaca que a alcachofra é um ótimo remédio natural para a prisão de ventre. “Ela contém oligossacarídeos, carboidratos solúveis considerados como fibras dietéticas, que ajudam a vencer o intestino preso”, completa.

alcachofra,alimento benéfico,aliadoSegundo Kuroda, a planta ainda é um grande aliado da perda de peso. “Cada 100 g de alcachofra cozida possui apenas 53 kcal, sendo um alimento de baixo valor calórico”, afirma. Além disso, como é rica em fibras, a alcachofra garante sensação de saciedade prolongada.

Ele ainda destaca que o nutritivo alimento auxilia na digestão da gordura e no combate ao colesterol ruim. “A planta tem propriedades que atuam na diminuição do colesterol e na proteção e regulação das ações do fígado”, diz.

É um forte aliado no combate a anemia, por conter ferro e ácido fólico, onde a doença é causada pela ausência de ferro em quantidades suficientes para garantir o funcionamento do organismo.

A alcachofra, segundo Vanessa, também tem poder diurético, evitando o inchaço causado pela retenção de líquidos. “A alta concentração de potássio diminui a retenção de líquidos pelo corpo”, explica.

Para adicionar os benefícios da alcachofra, confira como preparar o chá.

Para prepará-lo basta aquecer 150 ml (uma xícara de chá) de água para 2g de folhas de alcachofra. Depois que a água ferver, basta desligar o fogo, adicionar as folhas de alcachofra e abafar por alguns minutos. A dica é consumir três xícaras por dia.

 

com informações de: Mulher

veja também