Conheça os cinco nutrientes para o bom funcionamento do cérebro

fonte: Guiame, com informações de: O Globo

Atualizado: Quarta-feira, 7 Janeiro de 2015 as 11:41

nutrientes para o cérebro
nutrientes para o cérebro

Os alimentos quem contém antioxidanes tendem a retardar declínio cognitivo, neutralizando os radicais livres que inflamam e danificam as células. Para um cérebro mais ativo, vegetais como cenoura e frutas vermelhas, vinho tinto, cacau, vitela e carne de fígado, são nutrientes fontes para o bom funcionamento do cérebro.

Conheça os outros quatro alimentos indicados para incluir na dieta.

O ômega 3 é uma gordura anti-inflamatória, parte importante das membranas celulares do cérebro. Sua deficiência é associada a distúrbios como a depressão. Está em salmão e atum, além de linhaça e nozes.

Vitamina B

O cérebro precisa de ácido fólico (presente no complexo B) para manter enzimas relacionadas ao metabolismo. Estudos indicam que a substância ajuda a prevenir demência. Boas fontes são leite, cereais e laranja.

Curcumina

De acordo com estudos, as propriedades anti-inflamatórias do pigmento podem proteger o cérebro contra Alzheimer e Parkinson. Cúrcuma, açafrão, curry e algumas mostardas contêm o nutriente.

Café

A cafeína parece proteger o cérebro, embora os cientistas não tenham certeza como. Acredita- se que cinco xícaras de café por dia podem reduzir drasticamente os sintomas de Parkinson precoce em muitas pessoas. O chocolate escuro, que contém cafeína, também aumenta os níveis de estrogênio benéficos em homens e mulheres na pós-menopausa.

veja também