Conheça os nutrientes fundamentais para a vida saudável da mulher

A dieta desde a idade fértil até a menopausa deve conter vitamina B9, ferro, fibras, cálcio e soja. Importante reduzir sal, açúcar, álcool e frituras

fonte: Guiame, com informações de Eu Atleta

Atualizado: Sexta-feira, 6 Março de 2015 as 4:10

A alimentação da mulher tende a muda com passar das fases na vida, principalmente na idade fértil entre 10 a 50 anos, e o da menopausa usualmente após 50 anos. E por isso, alguns nutrientes são importantes na alimentação.

Perído da Menopausa:

A osteoporose está entre uma das principais patologias que acometem mulheres no climatério. Na vida adulta a necessidade de cálcio é de 1000mg\dia, na adolescência e após a menopausa aumenta para 1300mg\dia. Atua na contração muscular, coagulação sanguínea, transmissão do impulso nervoso e suporte estrutural do esqueleto.

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Prevenção na infância e adolescência: uma dieta adequada em cálcio na infância e adolescência aumenta o pico de massa óssea, reduzindo assim o risco de osteoporose décadas mais tarde. O consumo adequado de cálcio está relacionado à prevenção de doenças comoosteoporose, hipertensão, obesidade ecâncer de cólon.

Inúmeros estudos mostram que a ingestão exagerada de proteína pode propiciar perdas excessivas de cálcio. Fontes de cálcio: Leite, queijo, iogurte, amêndoa/ castanha do pará/ avelã, vegetais de folhas verde-escuras e peixes (sardinha, corvina, manjuba).

OBS: Não podemos esquecer que o cálcio não atua sozinho. A vitamina D precisa estar adequada para “fixar” o cálcio no osso.

Soja

soja é considerada um alimento funcional, pela presença de fitoquímicos. Na menopausa a queda do estrogênio acarreta alguns sintomas como fogacho (calores), secura na pele, insônia, mudança de humor e etc. A soja contém isoflavonas que ajudam a diminuir os sintomas da menopausa

O que deve consumir menos

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Sal: reduzir o consumo de alimentos industrializados, molhos e temperos prontos, evitar o saleiro a mesa. O excesso da ingestão de alimentos ricos em sódio aumenta a retenção hídrica.

Álcool: possui alta densidade calórica, seu consumo deve ser limitado para não acarretar aumento do peso.

FriturasGorduras\ Preparações cremosas e gratinadas: preparações de  alta densidade calórica, contribuindo para aumento do peso e do colesterol sanguíneo.

A alimentação saudável e prática de exercício físico regular reduzem o risco de desenvolverdoenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade, diabetes, hipertensão arterial e Câncer.

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