Conheça os riscos da falta de vitamina D no organismo

Conheça os riscos da falta de vitamina D no organismo

Atualizado: Terça-feira, 18 Fevereiro de 2014 as 1:25

Muito já se falou sobre a importância das vitaminas em nosso corpo. O assunto mais discutido recentemente é sobre os benefícios da vitamina D em nosso corpo. Segundo a endocrinologista Maria Sylvia Ayrosa Galvão Mixeu, 'o papel mais importante da vitamina D é aumentar a absorção de cálcio pelo organismo. Além disso, parece ter outras ações benéficas tais como: prevenção do diabetes, do câncer e do Alzheimer, e ainda melhora o sistema imunológico'.

vitamina dJá para as nutricionistas Cinthya Maggi e Bruna Camargo, a vitamina D, também conhecida como calciferol, se diferencia de outros nutrientes porque pode ser produzida no corpo, depois da exposição aos raios ultravioletas do sol.
 
Para quem não sabe, o sol é responsável por provocar a produção dessa vitamina na pele. Ela se transforma no fígado e nos rins, funcionando como um hormônio porque envia uma mensagem ao intestino para aumentar a absorção de cálcio e fósforo.
 
A sua principal função é manter os níveis destes minerais em ordem, e fazendo isto ajuda a formar e manter os ossos e os dentes fortes. Também ajuda o sistema imunológico e a formação de células da pele.
 
A vitamina D é reponsável pelo bom  funcionamento do coração, do cérebro e da secreção de insulina pelo pâncreas. É importante saber que a deficiência de vitamina D pode desencadear a osteoporose, já que isto provoca a redução da absorção de cálcio.
 
Muitas mulheres na pós-menopausa ou mais idosas com deficiência de vitamina D costumam apresentar fraturas do fêmur. Vocês acreditam que fui premiada com esta deficiência de vitamina D? Pois é, a minha está super baixa e tive que entrar com a vitamina via oral, nada grave, faz parte do pacote da meno...
 
Saiba onde encontrar vitamina D.
 
Sol
 
A exposição ao sol é a mais importante fonte de vitamina D. Tomar sol consegue suprir muitas pessoas da necessidade desta vitamina. Dez minutos por dia de sol é suficiente! Prefira sempre o sol da manhã.
 
Alimentos
 
Leite, cereais fortificados, gérmen de trigo, atum, sardinha, óleos vegetais e gema de ovo são alimentos ricos em vitamina D.
 
Óleo de fígado de bacalhau
 
A melhor fonte é o óleo de fígado do bacalhau, disponível em cápsulas.
 
Recomendações
 
É essencial realizar exames de sangue para medir a sua taxa de Vitamina D no organismo. Converse com seu médico e siga suas orientações. 
 
 
Com informações de: MSN
 

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