Conheça quatro dicas para ficar satisfeito consumindo salada

Especialista lista orientações para uma refeição saudável.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Segunda-feira, 13 Outubro de 2014 as 10:29

A nutricionista Derek Johnson ensina como deixar a refeição mais saudável consumindo uma refeição saudável.

MONTE CORRETAMENTE A SALADA
Na hora de montar a salada, a indicação que Johnson deu ao site “Byrdie” foi escolher folhas escuras e vegetais ricos em fibras, como espinafre e couve. É ela que dará a sensação de saciedade.
Mas se você não gosta muito deles, pode substituir por alface e proteína magra, como frango, peixe, ou então por grão de bico. Outra dica é incluir sementes de chia, pois “são grande fonte de proteína”.

alimentação,refeição,saúdeNÃO TENHA MEDO DE GORDURA
“Temos a tendência de procurar pelos alimentos que não têm gordura, mas que possuem mais açúcares, e isto nos deixa mais famintos”, explicou o nutricionista. “A gordura que nos deixa satisfeitos". Segundo Johnson, quando o alimento é processado, ele tem mais ingredientes e, normalmente, mais açúcar.
A dica é usar azeite ou manteiga na salada. “Você nunca vai errar com o vinagrete. Basta ficar longe dos ingredientes que são livres de gordura, ou brancos, ou cremosos, pelo menos durante a semana”, aconselhou.

CUIDADO COM O QUE BEBE
Evite as bebidas que são light porque “estudos mostram que elas mexem com o nível de insulina”, recomendou o especialista em alimentação. “Você não pode enganar o corpo por muito tempo. Açúcares falsos aumentam o apetite e armazenam gordura"
Além disso, não acredite que beber muita água antes da salada irá ajudá-la a se sentir mais satisfeita. O resultado é o alimento imerso em água no estômago. Ele deveria estar sendo digerido corretamente. “Isto dilui as enzimas digestivas”. A indicação é tomar alguns goles durante a refeição.

COMA COM CALMA
Alimente-se sem pressa e respirando, você não é uma heroína. “Nós não temos o costume de sentar à mesa, mastigar a comida e a deixá-la digerir. Cada cinco minutos é importante”, disse. “Você precisa sentar, relaxar. Aproveite, ria, converse”, indicou.
A prática não beneficiará somente seu estado de espírito, mas também te deixará mais satisfeita. “Seu trato digestivo funciona melhor quando está sentada. Da próxima vez em que comer salada, considere sentar-se calmamente”.

 

com informações de: Marie Claire

veja também