Consumir café pode reduzir risco de diabetes

Consumir café pode reduzir risco de diabetes

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Sexta-feira, 25 Abril de 2014 as 9:17

Mais um benefício do café é revelado. Para quem é fã da bebida, pode se sentir protegido, já que, aumentar o consumo de uma xícara e meia, pode previnir 11% contra a diabetes. É o que diz um estudo realizado na Universidade de Harvard e publicado na última quinta-feira (24).

A pesquisa conduzida por Frank Hu e Shilpa Bhupathiraju, foi publicada na revista Diabetologia, da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes.

Durante muitos anos, associavam o consumo de café e chá a uma incidência menor de casos de diabetes tipo 2, e os especialistas observaram a relação com mais atenção.

caféOs responsáveis pelo estudo determinaram que as pessoas que aumentaram o consumo de café em mais de uma xícara por dia durante quatro anos apresentavam um risco 11% menor de contrair diabetes tipo 2 com relação àquelas que não modificaram seus hábitos de consumo.

Ao contrário, os pacientes que reduziram o consumo de café em pelo menos uma xícara apresentaram um risco de desenvolver diabetes tipo 2 superior 17%. Não foi detectado um impacto do consumo de chá e café descafeinado no risco de diabetes.

Os que mantiveram um nível elevado de consumo de café, de 3 xícaras de café ou mais, apresentaram um risco de diabetes ainda menor, 37% inferior ao de consumidores moderados, que consomem uma xícara ou menos por dia.

"As mudanças nos hábitos de consumo de café parecem impactar o risco de diabetes em um prazo relativamente curto. Nossas pesquisas confirmam estudos prospectivos anteriores segundo os quais um consumo maior de café era associado a um risco menor de diabetes tipo 2", afirmaram os autores.


Com informações de:Terra

veja também