Consumo de grãos integrais diariamente pode ser a solução de uma vida longa e saudável

Em forma de mingau, os grãos podem proteger o coração de doenças graves.

fonte: Guiame, com informações de: O Globo

Atualizado: Quarta-feira, 7 Janeiro de 2015 as 1:38

grãos integrais
grãos integrais

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que, o cosumo diário de grãos em forma de mingau, pode ser a solução para uma vida longa e saudável. Uma pequena porção leva um risco menor de morte provocada por doença cardíaca.

Não é de hoje que sabemos sobre os benefícios que os grãos integrais proporcionam para a saúde. O fato é que essa foi a primeira pesquisa em que houve maior concentração e detalhamento no impacto a longo prazo do alimento. O estudo contou com a colaboração de mais de 100 mil pessoas ao longo de mais de 14 anos, monitorando a saúde e a dieta delas.

Até o ano de 84, todos os envolvidos no estudo eram saudáveis quando realizaram a incrição. Em 2010, porém, mais de 26 mil haviam morrido. Os pesquisadores perceberam, então, que os indivíduos que tinham por hábito comer grãos integrais, como mingau de aveia, arroz integral, milho e quinoa, pareciam protegidos contra muitas doenças, particularmente de coração.

Os responsáveis pela pesquisa identicaram que a aveia, alimento muito consumido por atletas e típico na dieta de muitos, 

que, para cada 28 gramas de grãos integrais consumidos por dia (o equivalente a uma pequena tigela de mingau), o risco de todo tipo morte foi reduzido em 5%, e de morte por doença do coração, em 9%.

“Estes resultados sustentam mais as orientações alimentares atuais que recomendam aumentar o consumo de grãos integrais”, disse o principal autorda pesquisa, Wu Hongyu, da Faculdade de Saúde Pública de Harvard. “Eles também fornecem evidências que sugerem que uma dieta enriquecida com grãos integrais pode conferir benefícios para uma expectativa de vida estendida.”

Os grãos integrais, onde o farelo e o gérmen permanecem, contêm 25% mais proteína do que grãos refinados, como os que fazem a farinha branca, massas e arroz branco.

Estudos anteriores demonstraram que os grãos integrais podem aumentar a densidade mineral do osso, diminuir a pressão arterial, promover bactérias intestinais saudáveis e reduzir o risco de diabetes. Veríficou-se, ainda, que uma fibra particular encontrada apenas na aveia - chamada beta-glucano - pode diminuir o colesterol, ajudando a proteger contra a doença de coração. Um composto bioativo chamado “avenanthramides” também é tido como um que ajuda a parar a formação de gordura nas artérias, prevenindo ataques cardíacos e derrames.

O estudo recomendou que se todos incluíssem os grãos na alimentação diária, milhares de vidas poderiam ser salvas a cada ano.

veja também