Consumo de peixe uma vez por semana ajuda o cérebro

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 7 Agosto de 2014 as 10:49

Que o ômega 3 presente em sementes, óleos e peixes, possui grandes propriedades, todos já sabem. Um estudo descobriu que não é necessário consumir grandes quantidades para se beneficiar: segundo os cientistas, incluir apenas um filé de peixe uma vez por semana no cardápio já melhora as funções cognitivas do cérebro.

peixe,benefícios,cérebro"Nosso estudo mostra que as pessoas que incluem peixe, grelhado ou assado e não frito, na dieta tem mais volume em áreas do cérebro associadas a memória e cognição", explica James Becker, professor de psiquiatria na University of Pittsburgh School of Medicine. "Peixe assado ou grelhado contém mais níveis de ômega-3 do que o frito porque os ácidos graxos são destruídos no processo de fritura, então levamos isso em consideração durante a pesquisa", explicou Cyrus Raji, um dos autores do estudo.

Para essa conclusão, os cientistas analisaram dados de 260 pessoas que forneceram informações sobre a alimentação e tiveram os cérebros escaneados. Todos foram considerados "cognitivamente normais" em dois momentos durante os 10 anos de duração da pesquisa, iniciada em 1989. "Os participantes responderam questionários sobre os hábitos de alimentação, como a quantidade de peixe que comiam e como era preparado", explicou um dos autores do estudo, Cyrus Raji. .

Segundo o cientista, os resultados sugerem que o estilo de vida, no caso, o hábito de comer peixe, contribui mais para mudanças estruturais no cérebro do que fatores biológicos. "Uma confluência de fatores do estilo de vida é responsável por uma saúde cerebral melhor e pode evitar ou adiar problemas cognitivos no futuro", explicou.

 

 

 

 

 


Com informações de: Terra

veja também