Consumo precoce de carboidratos é uma das causas da obesidade infantil

Consumo precoce de carboidratos é uma das causas da obesidade infantil

Atualizado: Segunda-feira, 24 Fevereiro de 2014 as 1:28

Obesidade infantil está entre os assuntos mais discutidos hoje em dia. Os maus hábitos alimentares desde cedo, somados ao sedentarismo, são as principais causas da doença no Brasil, segundo Pedro Assed, endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). “Cada vez mais cedo as crianças são apresentadas a alimentos gordurosos ou com muito carboidrato, como bolo, pão doce, batata frita e biscoito recheado, e com adição de açúcares”, diz o especialista.

obesidade infantilOs sintomas da obesidade infantil são comparados com as do adulto: alterações dos níveis de colesterol, hipertensão arterial sistêmica, problemas articulares, Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e diversos problemas cardiovasculares. 
 
Os pais devem dar exemplo de seguir uma alimentação saudável.  “As crianças, inconscientemente, copiam o comportamento alimentar dos pais e parentes próximos. É necessário que os responsáveis se conscientizem e mudem seus hábitos para evitar que a criança se torne um adulto obeso”, ressalta. Além da alimentação, os exercícios físicos também são essenciais e devem ser praticados desde a infância.
 
Segundo o especialista, os pais não devem ceder às pressões nem às chantagens dos filhos. “É importante impor limites e cobrar disciplina alimentar dos pequenos”, diz Pedro Assed. Mas como fazer isso? “Não compre, por exemplo, biscoitos recheados, pizzas, hambúrgueres e batatas fritas com frequência. Evite também levar os filhos para fazer compras de mês no supermercado, já que eles querem sempre comprar guloseimas”, sugere o endocrinologista.
 
 
Com informações de: GNT

veja também