Dados da OMS indica que 7 milhões morreram em 2012,vítimas da poluição

Dados da OMS indica que 7 milhões morreram em 2012, vítimas da poluição

Atualizado: Quinta-feira, 27 Março de 2014 as 10:42

Foram divulgados dados do estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), na última terça-feira (25), onde relatou que cerca de 7 milhões de pessoas morreram em 2012 por exposição à poluição do ar, que se transformou no maior fator de risco ambiental para a saúde no mundo. 

poluição matou 7 millhoes de pessoas em 2012Aponta-se que uma em cada oito mortes naquele ano foi causada pela exposição à poluição do ar, dado que duplica números anteriores e confirma que a poluição do ar é agora o maior fator de risco ambiental para a saúde humana.
 
A OMS destaca que poderia reduzir a poluição do ar, o que salvaria milhôes de vidas. “Os riscos da poluição do ar são agora muito maiores do que se pensava, particularmente no que diz respeito a doenças coronárias e acidente vascular cerebral [AVC]”, disse Maria Neira, diretora do Departamento da OMS para a Saúde Pública, Ambiente e Determinantes Sociais da Saúde.
 
Ainda ressalta. “Poucos fatores de risco têm hoje maior impacto na saúde global do que a poluição do ar; as evidências alertam-nos que é preciso uma ação concertada para limpar o ar que respiramos”.
 
De acordo com as estimativas da pesquisa divulgada, a poluição do ar interior esteve ligada a 4,3 milhões de mortes em 2012 em lares com fogões a carvão, lenha ou biomassa. A poluição do ar exterior está na origem de 3,7 milhões de mortes em todo o mundo.
 
 
Com informações de: Surgiu

veja também