Uma pesquisa recém publicada pela “International Journal of Hospitality Management” concluiu que, escolher o prato no cardápio, aumenta a vontade de comer ignorando os valores nutrionais. A pesquisa analisou as escolhas de 300 clientes a partir de 217 menus e descobriu que, muitas vezes, os pedidos tinham mais a ver com o design do próprio menu — ou com a imagem e a descrição da comida — do que com a preferência de cada um. O que há de pior nisso é que a maior parte das tentativas de influência dos restaurantes levava a escolhas menos saudáveis.
Tendo como analise o quadro mais a fundo, os responsáveis Brian Wansink e Katie Love descobriram que as descrições mais tentadoras correspondiam aos pratos mais cheios de gordura, sal e outros componentes potencialmente perigosos.
Para ter uma prova dos efeitos, foram alterados por eles a descrição de alguns itens. O “filé de pescado” virou “suculento filé de pescado do mar italiano”, e o "arroz e feijão vermelho” foi transformado em "feijão vermelho à moda cajun e arroz”.
No resultado final registravam que as vendas desses itens mais balanceados subiram 28%. Além disso, os clientes estavam dispostos a pagar, em média, 12% a mais por alimentos com nomes atraentes.
Com informações de: O Globo
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