Dicas de saúde e beleza para aplicar em sua vida no verão

Seja qual for seu objetivo, confira as dicas e tome uma atitude de mudança hoje!

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 10 Janeiro de 2017 as 9

(Foto: Reprodução)
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O início de ano é o período ideal para estabelecer metas e mudar a rotina. Ter uma melhor alimentação, cuidar da pele, se exercitar ou estar mais próximo da família — seja qual for seu objetivo, tome uma atitude de mudança hoje! Faça uma lista dos hábitos que podem estar te atrapalhando e siga as dicas do programa Vigilantes do Peso:

ALIMENTAÇÃO

É possível manter a dieta mesmo numa época em que muitas pessoas estão de férias, viajam e curtem dias ao ar livre. Tenha em mente que planejamento é tudo! Se está de férias, tenha sempre opções saudáveis em casa para não se descuidar da dieta. Se vai curtir um final de semana na praia, programe-se para levar lanches nutritivos e não precisar recorrer às comidas vendidas nos quiosques ou na areia.

O final de semana na praia pode ser saudável

Leve seu próprio lanche. Muitas vezes não temos boas opções de comida ou lanches nas praias. Procure levar bastante água, sucos naturais, sanduíches leves feitos com pão integral, além de frutas.

Frutas ricas em água são ótimas opções para se manter hidratado. Invista em abacaxi, pêra, melancia, melão, uvas. Deixe as frutas na geladeira no dia anterior e leve em uma bolsa térmica para mantê-las geladas, assim a sensação de refrescância será maior.

Evite comprar alimentos comercializados na areia. Espetinhos de queijo, frutos do mar e sanduíches com maionese mal armazenados e expostos ao sol podem estar contaminados e ocasionar doenças transmitidas por alimentos. Caso precise comprar alguma coisa, opte por alimentos industrializados, como bebidas em copos ou garrafas e picolés.

Mantenha-se hidratado!

Com as altas temperaturas, perdemos muito líquido através do suor e quando temos a sensação de sede, é porque já perdemos uma boa parte da hidratação do organismo. Por isso, manter-se adequadamente hidratado é a chave para o bem estar.

Beba bastante líquido. Além de água, também podemos aumentar nossa ingestão de líquidos com água de coco, sucos naturais, mate, chás gelados, frutas e legumes ricos em água, como o abacaxi, a melancia, o chuchu e o tomate.

Experimente água aromatizada. Dê sabor à água adicionando rodelas de limão, laranja, pepino ou abacaxi, morangos em pedaços, folhas de hortelã ou manjericão, gengibre ou outros ingredientes à sua escolha. Experimente utilizar água com gás para ter uma nova experiência!

Prepare seu próprio picolé. Utilizando sucos naturais e forminhas próprias para picolé, você vai garantir sua hidratação com muito mais sabor. Sucos de frutas como maracujá, melancia, goiaba e tangerina são ótimas opções para fazer seu picolé caseiro.

Evite excesso de bebidas alcoólicas. Consumir bebidas alcoólicas em excesso levam a uma maior perda de água, principalmente através da urina. Caso faça consumo de bebidas alcoólicas, o ideal é também beber bastante água.

Estratégias para comer fora

No período de férias, aumentam os convites para festas, churrascos, piqueniques e idas aos restaurantes. O cuidado com a alimentação fora de casa deve ser redobrado, tanto para manter a dieta como pela preocupação com a qualidade dos alimentos.

Opte pelas opções mais saudáveis. Na praia ou em passeios ao ar livre, procure ingerir bastante líquido e escolha sempre comer frutas, legumes, sanduíches de pão integral com proteínas magras como peito de peru light ou queijo cottage.

Faça boas escolhas no cardápio. Pesquise o cardápio do restaurante que vai visitar e procure optar pelas carnes grelhadas, legumes cozidos, arroz ou massa integrais e molhos leves, como os à base de tomate ou legumes, iogurte natural ou ervas.

Evite alimentos gordurosos. Evite frituras ou excesso de sal, principalmente se for fazer alguma atividade ao ar livre. O organismo demora para digerir esses tipos de alimentos e você pode ficar desidratado ou sentir-se mal.

Receba seus amigos em casa com petiscos saudáveis e refrescantes. tiras de cenoura e aipo com molhos à base de iogurte natural ou queijo cottage e ervas, espetinhos de frutas variadas, água aromatizada com limão e hortelã, queijo branco e tomate cereja temperados com manjericão. Use a sua criatividade!

Evite fazer atividades físicas prolongadas exposto ao sol. E nunca permaneça muito tempo em jejum ou sem beber água. Você pode ficar desidratado, sentir tonturas, dores nos olhos e na cabeça e até sofrer algum tipo de acidente.

Aproveite as frutas e legumes da estação. Além de estarem com um preço mais baixo, durante o verão encontramos frutas e legumes ricos em água, que irão ajudar a te manter mais hidratado e saudável: abacaxi, acerola, ameixa, coco verde, laranja pera, manga, melancia, melão, pêssego, uva, pepino, tomate, rabanete e aipo.

PELE E CABELOS

Durante o verão, costumamos ficar mais tempo ao ar livre, seja na praia, piscina ou em outras atividades. Alguns cuidados básicos, como passar protetor solar, usar boné e óculos escuros parecem básicos, mas existem outras atitudes simples para não descuidar da pele e dos cabelos.

Evite exposição ao sol entre 10h e 16h. Este é um cuidado fundamental para manter a saúde da pele durante o verão. Os raios solares podem trazer muitos problemas de pele a curto e longo prazo, como manchas, ressecamento e até câncer.

Não basta passar o protetor solar somente quando sair de casa ou chegar na praia. Ele deve ser reaplicado sempre que sair do mar ou da piscina, suar excessivamente ou a cada 2 horas de exposição ao sol, mesmo ficando debaixo do guarda-sol.

Use boné, chapéu, roupas claras e leves. É muito importante para se sentir bem em atividades ao ar livre durante o verão.

Ao voltar da praia ou da piscina tome logo um bom banho. O sal e cloro quando permanecem por muito tempo na pele e nos cabelos podem causar ressecamento, manchas e alergias.

Não prenda os cabelos molhados. Pode haver aparecimento de caspa, enfraquecimento e queda dos fios.

Use os alimentos como aliados de beleza. Alimentos como laranja, cenoura, abóbora, beterraba, frutas vermelhas, nozes e castanhas possuem vitaminas e substâncias antioxidantes que ajudam a manter a saúde da pele e dos cabelos.

Não use maquiagem pesada se for se expor ao sol. Procure produtos aprovados por dermatologistas e que contenham filtro solar em sua composição.

Mantenha sua pele e cabelos hidratados. Beba bastante líquido e utilize produtos hidratantes específicos.

Utilize sempre óculos escuros com proteção contra os raios solares comprovada. O sal e o cloro também podem causar coceira, vermelhidão e alergias aos olhos, portanto após mergulhar, sempre lave os olhos com água limpa.

MENTE

Os cuidados com a saúde passam também pelo nosso bem-estar, em como estamos lidando com as alegrias, estresse e frustrações do dia-a-dia. Sentir-se bem é uma parte muito importante do processo de emagrecimento.

Redefina suas metas. Avalie quais as atitudes negativas que podem estar te influenciando e atrapalhando a sua perda de peso.

Aprenda uma nova atividade. Aproveite para aprender a nadar, pintar, fazer uma horta em casa, e até mesmo cozinhar. Nada melhor do que um novo hobbie para tirar o corpo da preguiça!

Permita-se um tempo só para você. Tire alguns minutos do dia só para você. Leia aquele livro que já está na estante há algum tempo, escute música, veja um filme, caminhe, faça uma massagem. Até mesmo um passeio no shopping pode servir para aliviar as tensões do dia-a-dia.

Encontre amigos e a família. Nada é tão bom como estar junto das pessoas que amamos e que nos fazem sentir bem. Aproveite para encontrar aqueles amigos de escola ou reunir a família para um almoço especial!

Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. Comece seu plano de emagrecimento, arrume o armário, inicie uma nova atividade física.

RECEITA

Picolé cremoso de limão

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 10 min.

Ingredientes

1 ½ xíc. de buttermilk light
¼ xíc. de suco de limão fresco
¼ xíc. de açúcar

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes com um mixer ou liquidificador. Coloque a mistura em forminhas de picolé e leve ao congelador até que endureça. Para dar um toque especial, você pode adicionar 6 biscoitos tipo maria quebrados ao creme para um delicioso picolé sabor Torta de Limão. Cada porção equivale a um picolé.

DICA: Faça o buttermilk caseiro misturando 1 C.S de suco de limão a 1 xíc. de leite semidesnatado e deixe descansar por 15 minutos. Depois é só utilizar na receita.

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