Dietas da moda não fazem bem aos dentes

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quarta-feira, 6 Agosto de 2014 as 1:34

Atualmente existem uma variedade de dietas que ajudam a eliminar uns quilinhos, que são seguidas através de celebridades. O que poucos sabem é que essas dietas da moda e sucos detox, que utlizam alimentos crus, não fazem bem para os dentes, segundo especialista 
baseado em Londres Sameer Patel. As informações foram retiradas do site do jornal Daily Mail.

Assim como a cárie dentária, outros efeitos colaterais desagradáveis – como o mau hálito e bactérias extras na boca – podem surgir como efeitos de dietas extremas. O especialista lista os perigos.

Sucos detox
Dietas de baixa caloria baseadas em sucos detox, muito popular entre celebridades como Salma Hayek e Kate Hudson, podem trazer danos aos seus dentes e gengivas.

Dietas que exigem a troca de refeições por sucos e smoothies podem causar picos de insulina, que logo depois despenca. Isso altera a estrutura do colágeno no corpo e afeta a gengiva, porque as fibras de colágeno é que mantêm os dentes no lugar.

Sucos de frutas e vegetais tendem a ser ricos em ácido, que podem trazer grandes prejuízos ao esmalte do dente.

saúde bucal,dietas,alertaSammer explica que, embora o ácido de frutas e vegetais seja considerado saudável, isso só vale quando são consumidos inteiros, e não como sucos concentrados.

Dieta 5:2, de baixa caloria ou de alta proteína
Celebridades incluindo Miranda Kerr seguem a dieta 5:2, um plano alimentar em que se segue uma dieta de baixo carboidrato e, nos dias de jejum, o corpo quebra as gorduras. “Este processo faz com que seu corpo entre em estado de cetose, que produz as substâncias químicas que causam o mau hálito”, afirma Patel.

As explicações dele são de que o fio dental e escovação não são suficientes para combater o mau, nestes casos. Por isso, ele recomenda que ao invés de cortar os carboidratos completamente, se priorizem as massas integrais.

Shakes
Muitas pessoas preferem trocar duas refeições do dia por shakes, embora muitas vezes uma única porção contenha 18 gramas de gordura.

O item, segundo o especialista, pode causar cáries e o acúmulo de placa, que não podem ser retirados com a escovação. Ele aconselha que as pessoas optem pelas versões menos açucaradas.

Troque por saudáveis
Há ainda planos que oferecem refeições prontas, teoricamente mais saudáveis, como opção de substituição a um prato tradicional. Mas de acordo com Patel, muitos tendem a retirar gordura e substituir com açúcar extra, além de sal, para manter o sabor. Isso pode ser extremamente perigoso para os dentes.

Preparando os próprios alimentos em casa, ao contrário, as pessoas conseguem controlar a quantidade destes ingredientes. Outra recomendação do dentista é trocar o café pelo chá verde, que reduz a coloração dos dentes e combate a infecção bacteriana e inflamações.

Dieta de alimentos crus
Demi Moore e Scarlett Johansson são algumas das celebridades que apostam no plano dos alimentos crus, como frutas, legumes, nozes e sementes.

No entanto, esta opção nem sempre é benéfica para os dentes. “Apesar de os açúcares das frutas serem naturais, quando passam pela boca não se diferenciam de açúcares de chocolates ou doces”, afirma o especialista.

Ele acrescenta que todo tipo de açúcar corrói os dentes. A dica é usar fio dental sempre após os lanchinhos, para retirar qualquer resíduo que possa ter ficado entre os dentes.


Com informações de: Terra

veja também