MENU

Saúde

Digitar no celular enquanto dirige pode aumentar 23 vezes o risco de acidentes

Especialistas listam fone de ouvido e viva-voz são as causas.

Fonte: guiame.com.brAtualizado: terça-feira, 23 de dezembro de 2014 às 14:47
prevenção de acidentes
prevenção de acidentes

Na era digital em que vivemos fica difícil encontrar alguém que não olhe o celular. O problema é quando a situação se torna um vício e acidentes acontecem. O médico neurologista Augusto Buchweitz e o clínico geral Carlos Pompílio, alertam para o perigo de distrair-se com o telefone. Digitar uma mensagem, por exemplo, pode significar o mesmo que ficar com os olhos vendados para realizar outras situações.

Essa sistuação ao dirigir é ainda mais perigoso. Segundo um estudo , falar ao telefone  dobra as chances de um acidente no trânsito; já limpar o espelho retrovisor ou manipular alimentos aumenta em 10 vezes esse risco; colocar dados no GPS aumenta em 8 vezes. E ação que mais oferece perigo é digitar uma mensagem ao celular, que aponta 23 vezes. O neuro explica que para evitar futuros acidentes por distração, muitas pessoas optam pelo uso do viva-voz, e que mesmo assim, oferece perigo. 

dirigindo

Outro acessório que pode ser perigoso para a atenção e segurança é o fone de ouvido – se ele estiver em um volume muito alto, pode abafar todos os ruídos em volta, um risco alto para quem anda pela rua, por exemplo. Além de que o volume alto pode prejudicar a audição.

 

 

com informações de: G1

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições