Doença de Ebola ameaça campanha de vacinação em países com epidemia

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Terça-feira, 2 Setembro de 2014 as 11:39

O vírus de Ebola que já afetou três países da África do Ocidental, entre eles Guiné, Libéria e Serra Leoa, ameaça as campanhas regulares de vacinação nestes países, conforme um comunicado da Unicef divulgado nesta terça-feira.

Vírus Doenças como malária, diarreia, pneumonia ou a desnutrição grave, que são comuns em crianças, "não estão sendo tratadas devidamente", segundo o porta-voz do organismo, Christophe Boulier.

"A malária, os casos de diarreia ou de complicações pulmonares não estão sendo tratadas, embora sejam extremamente perigosas para os menores. Há ainda a possibilidade de casos de pólio ou de sarampo, já que as campanhas de vacinação estão em ponto morto", afirmou Boulier.

Ele não revelou quais campanhas de imunização que tinham sofrido atraso, quais estavam totalmente paralisadas, as doenças mais suscetíveis de reaparecer ou do risco que apresentavam para os países infectados.

Boulier se limitou a dizer apenas que "os sistemas de saúde já estão saturados na luta contra o ebola e doenças crônicas".

O porta-voz disse ainda que cerca de três milhões de crianças seriam prejudicas na volta às aulas, já que as escolas estão sendo usadas como centros sanitários e em muitos lugares o início do período escolar foi cancelado devido aos riscos.

Com informações de: Terra

veja também