MENU

Saúde

Dose da tríplice viral já está disponível para crianças com alergia ao leite de vaca

Foi encaminhadas mais de 1,5 milhão de doses da tríplice viral aos municípios pelo Ministério da Saúde

Fonte: Guiame, com informações de globo ruralAtualizado: sexta-feira, 6 de março de 2015 às 19:59
Vacinação para crianças alérgicas ao leite de vaca já está disponível
Vacinação para crianças alérgicas ao leite de vaca já está disponível

Os responsáveis de crianças que com alergia à proteína do leite da vaca já podem procurar os postos de saúde para vacinar os filhos com a tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. A imunização dessas crianças havia sido suspensa no ano passado, após o registro de casos de reação adversa.

Segundo informações do Ministério da Saúde, foram enviadas aos municípios mais de 1,5 milhão de doses da tríplice viral – dessas, mais de 357 mil podem ser usadas por crianças com alergia à proteína do leite da vaca. As doses foram produzidas pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz. A faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos.

Em 2014, durante a campanha nacional de vacinação, foi suspenso pela pasta a vacinação em crianças com essa condição como medida preventiva já que, ao analisar a composição da dose produzida pelo Serum Institutte of India Ltd., verificou-se a presença de lactoalbumina hidrolisada.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão é de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu  que as taxas de imunização contra a doença em algumas áreas estão abaixo do necessário para prevenir a propagação de casos importados nas Américas e reforçou a importância de os países manterem altas taxas de cobertura vacinal no continente, devido os  recentes surtos de sarampo ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições