Enfrente o clima seco com algumas dicas

Previna-se de doenças causadas pelo tempo seco e siga algumas dicas.

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 11 Setembro de 2014 as 9:55

O tempo seco em São Paulo apresenta forte desconforto a saúde, principalmente em idosos e crianças. A baixa umidade traz a sensação de garganta raspando, tosse, entre outros sintomas que o inverno traz. 

De acordo com a pneumologista Valéria Martins do Hospital São Luiz de São Paulo, os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável. "Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia", disse a médica.

As preocupações com a saúde aumentam, já que o ar poluído interrompe as vias aéreas e ficam ressecadas, o que favorece o aparecimento dos problemas respiratórios. "Com toda esta poluição, fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar", conta ele.

Para amenizar os sintomas enquanto não chove, confira algumas dicas úteis para enfrentar o clima seco em São Paulo.

beber água

Beba bastante água

Com a baixa umidade do ar, o cuidado mais básico e que deve ser feitos por todos - em especial idosos e crianças -, é hidratar o corpo com bastante água mineral.
Além disso, também é recomendado evitar o consumo de fast-food.

Mantenha a casa limpa

Quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem. Por isso, o acúmulo de poeira pode desencadear as doenças respiratórias. É muito importante, em especial quando o clima estiver seco, manter a higiene doméstica em dia. Passar um pano úmido no piso e móveis afasta a poeira e protege a saúde.

Deixe o sono mais fresquinho

Deixe o sono mais fresquinho: As dicas da Secretaria do Estado para uma noite de sono tranquila é dormir em local arejado e umedecido. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios de água e até umidificadores.

Lubrifique os olhos

Para evitar a secura e a irritação do olhos, o soro fisiológico é uma ótima opção. Use colírios apenas com a prescrição de um especialista

Para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes, demorados, além do uso de sabonetes em barra, que são mais agressivos, e buchas.

 

com informações de: Minha vida

veja também