Escova de dente é grande aliado das bactérias

Saiba como evitar que a escova de dentes acumule bactérias

fonte: guiame.com.br

Atualizado: Quinta-feira, 21 Agosto de 2014 as 1:39

A escova de dentes pode levar bactérias para a boca se tomado os devidos cuidados. A maioria das pessoas não fica atenta na hora de escolher, guardar e limpar a escova de dente.

O cirurgião-dentista Marcelo Pimenta e o dentista Dr. Hugo Lewgoy listam dicas para ter a escova de dente certa.

escova de dentesEscolhendo a escova

De acordo com Lewgoy, na hora de comprar a escova de dente, é importante prestar atenção no tamanho da cabeça e nas características das cerdas. “A cabeça não pode ser grande porque dificulta na hora de alcançar os dentes posteriores e o ideal é que as cerdas sejam supermacias e em grande quantidade”, ensina ele.
Segundo ele, as pessoas acreditam que as cerdas duras deixarão os dentes mais limpos. “Muito pelo contrário. Costumo dizer que é como se pegássemos uma vassoura com cerdas duras e varrêssemos um chão com piso branco e brilhante. Certamente, ao longo do tempo, ele perderá o brilho e surgirão alguns riscos", exemplifica o dentista. As cerdas duras também "machucam" a gengiva, o que pode causar exposição da raiz do dente e sensibilidade.

Ele indica escovas de cabos lisos, que dificultam o acúmulo de sujeiras e bactérias e trocá-la a cada três meses.

Onde guardar

São muitos os que deixam a escova de dente na pia. Contudo, isso facilita a contaminação da escova. O cirurgião-dentista Marcelo Pimenta explica que as bactérias que alcançam o ar na hora da descarga muitas vezes conseguem chegar à escova de dente.

A dica do especialista é deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada no momento da descarga e quando não estiver em uso e não abafar a cabeça da escova com capas e tampas.

Limpeza
O truque para limpar adequadamente a escova de dente é eliminar o excesso de água batendo o cabo na pia e borrifar um antisséptico nas cerdas. “O mais indicado é a clorexidina 0,12%, encontrada em farmácias. Antes de usar a escova novamente, é preciso enxaguá-la com água”, finaliza.

 

com informações de: Mulher

veja também