MENU

Saúde

Escovar os dentes previne até o enfarte

Escovar os dentes previne até o enfarte

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:30

O hábito precisa ser estimulado desde cedo para fazer parte da rotina

A escovação como cuidado para evitar as cáries é bastante conhecida até das crianças, mas nem todo adulto conhece a importância do hábito para evitar o enfarte. Existem mais de 600 espécies de bactérias na boca e, caso não sejam combatidas, as toxinas liberadas por elas entram nos vasos sanguíneos e se espalham, podendo causar inflamações sistêmicas. Por esse motivo, a higiene bucal é crucial à saúde.

Para bebês e crianças, o recomendado são escovas com um grande número de cerdas e textura ultramacias, pois, como explica o doutor Hugo Roberto Lewgoy, Professor do Curso de Especialização em Dentística da ABO, "as gengivas dos bebês e crianças são muito delicadas e sensíveis". A escovação é indicada assim que os dentes começam a aparecer, entre cinco e nove meses. Antes disso, massagens com o dedo da mãe podem fazer a higiene.

A escova ideal é aquela que foi desenvolvida especialmente para crianças. "A presença de uma cabeça pequena e anatômica, cerdas arredondadas e polidas e um cabo que se adapte facilmente às pequenas mãozinhas", explica o professor. É aconselhável que o responsável sempre cheque a escovação e, caso esteja sendo feita de maneira incorreta, mostre para a criança onde ela está errando e também o jeito certo. No entanto, é necessário estimular a criança a cuidar sozinha dos dentes.

Siga-nos

Mais do Guiame