Estresse reduz chance de mulher engravidar

Estresse reduz chance de mulher engravidar

Atualizado: Terça-feira, 25 Março de 2014 as 1:07

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, concluiu que, estresse em demasia, pode dobrar o risco de infertilidade em mulheres. Mulheres que apresentam elevados níveis de tensão têm apenas metade das chances de conceber um filho dentro de um ano. De acordo com os elevados níveis de tensão têm apenas metade das chances de conceber um filho dentro de um ano.

estresseSegundo os pesquisadores, métodos simples de relaxamento, como uma caminhada diária de 20 minutos, pode mudar esse quadro.
 
As ligações entre os hormônios do estresse e a reduzida probabilidade de gestação começaram a ser estudadas no ano de 2010, mas somente este novo estudo realizado em Ohio conseguiu descobrir que as tensões emocionais e mentais podem causar diretamente a infertilidade, que é a incapacidade de cnceber um filho dentro de 12 meses de tentativas.
 
Foram acompanhados por um ano 501 casais que tiveram seus níveis de alfa-amilase (uma enzima na saliva que indica entresse) medidas.
 
As mulheres que apresentavam quantidade elevada da substância eram 29% menos suscetíveis à engravidar a cada mês do que aquelas com níveis baixos. Depois de um ano de tentativa, elas se tornaram duas vezes mais propensas a não conceber a gravidez, o suficiente para que sejam classificadas como inférteis.
 
"Esses dados são capazes de indicar uma duplicação do risco de infertilidade. A importância desse estudo é que fomos capazes de acompanhar as mulheres por 12 meses, que é o período clínico necessário para definir o problema. É após esse tempo que os médicos costumam indicar o início de um tratamento", apontou o médico e professor da Universidade de Ohio Courtney Denning-Johnson Lynch, ao jornal britânico “Daily Mail”.
 
Segundo Lynch, a intensão com esse resultado não é fazer com que as mulheres se considerem culpadas por uma possível infertilidade.
"Há várias maneiras de mudar esse cenário. Atividades como meditação e yoga, ou mesmo uma caminhada de 20 a 30 minutos por dia, podem ser suficientes para reduzir o estresse", esclareceu.
 
 
Com informações de: O Globo
 

veja também